Balsa Nova já elaborou seu Plano Municipal de Educação

Publicado em: 04/05/2015 13:45

Aconteceu em Balsa Nova, na última quinta-feira (30), a 1ª Conferência Municipal para elaboração do Plano Municipal de Educação. Segundo a secretária de Educação, Cultura e Esporte Glaci Merchiori, a elaboração do plano é necessária para avaliação da política municipal educacional e estratégias a serem adotadas.

O Prefeito Luiz Costa participou da abertura e desejou ótimo trabalho a todos, “está nas mãos dos senhores e senhoras o futuro da educação de Balsa Nova”, disse o Prefeito, segundo ele este é um plano que vai até 2025. “Analisando os objetivos, percebemos que nosso município já está bem avançado em diversos aspectos da educação”, disse Costa.
                   Representando os professores e o sindicato da categoria, a pedagoga Edilene Santos participou da abertura e de um grupo de discussão. Também fez parte da mesa, representando o Presidente da Câmara Gelmar Ferreira a Chefe de Gabinete Mara de Oliveira Cordeiro.
              Os presentes participaram de uma palestra antes do início das discussões, o palestrante foi o Professor e Procurador do Município Igor Fernando Ruthes que é mestrando em direitos fundamentais e democracia. A palestra serviu como base para os grupos de discussões.
                    Foram formados 5 grupos com 4 metas cada. Após as discussões as moções foram apresentadas e aprovadas pelos delegados.
                    “Agradecemos a participação de todos, em especial a equipe que organizou a Conferência”, finalizou Glaci. O Plano segue agora para votação na Câmara de Vereadores.

Conhecendo o PNE

Planejar é uma tarefa complexa e desafiadora que implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades históricas no país. Desse modo é preciso adotar uma nova postura, construir formas de colaboração cada vez mais orgânicas entre os sistemas de ensino.
                  Nesta seção você encontrará uma contextualização de cada uma das vinte metas nacionais, com uma análise mostrando suas inter-relações com a política pública mais ampla, além de um quadro com sugestões para aprofundamento da temática. Além disso, também traz as concepções e proposições da Conferência Nacional de Educação de 2010 (Conae 2010) para a construção de Planos de Educação como Políticas de Estado.
                     Demarcamos aqui a centralidade do PNE para a instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) elemento central para assegurar maior organicidade da educação nacional.