Governo entrega 281 refrigeradores especiais para armazenar vacinas

Publicado em: 19/12/2014 09:43

O Governo do Paraná entregou nesta terça-feira (16), 281 refrigeradores especiais para armazenamento de vacinas nas unidades de SAÚDE de 29 municípios da região metropolitana de Curitiba. Cada equipamento tem o valor de R$ 16 mil, totalizando R$ 4,5 milhões em investimentos. Eles foram adquiridos através do projeto Qualisus Redes, que tem o objetivo de qualificar a assistência à saúde nas regiões metropolitanas brasileiras, em parceria com o Banco Mundial.

Os refrigeradores são de alta tecnologia e têm autonomia para funcionar até 48 horas após a queda da energia elétrica e ainda dispositivo que avisa via mensagem de celular quando houve interrupção de energia, para que providências sejam tomadas imediatamente.
                       “Este equipamento evita que vacinas e outros medicamentos tenham de ser inutilizados caso haja queda de energia, pois eles não podem ter variação de temperatura. É uma grande evolução para a logística da unidade de saúde”, explica o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
                     O secretário destacou que a aquisição de equipamentos é apenas um dos investimentos feitos para qualificação da atenção primária. “Estamos construindo, reformando e ampliando 460 unidades de saúde e proporcionamos a capacitação de mais 40 mil profissionais de saúde”, destacou.
                         A superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, enfatizou que através do projeto Qualisus Redes estão previstos a aquisição de equipamentos e de mobiliário para as unidades de saúde, com foco na Rede Mãe Paranaense. “Este projeto fortalece as Redes Mãe Paranaense e Paraná Urgência”, afirmou.
                        O secretário de Saúde de Campina Grande do Sul, Helder Lazzarotto, destacou que a ajuda aos municípios parece simples, mas não é, pois estes equipamentos vão fazer a diferença na rotina das unidades de saúde.
                    A entrega contou com a presença de prefeitos e secretários municipais de saúde dos 29 municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba.
                       Computadores – O secretário destacou que Governo do Paraná também adquiriu 1.880 computadores para as Salas de Vacina de todo o Estado. Esses equipamentos permitirão o registro dos atendimentos nas salas de vacinas e o envio de dados mais qualificados do Programa Estadual de Imunização.

Veja a distribuição dos refrigeradores:
Balsa Nova 4