PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Publicado em: 01/02/2023 10:31 | Fonte/Agência: PREFEITURA

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gravidez na adolescência é caracterizada quando ocorre entre 10 e 20 anos incompletos.
Nesta faixa etária, a gravidez é considerada um fator de risco, uma vez que o corpo da adolescente ainda está em formação, elevando a prevalência de complicações para a saúde da mãe e do bebê (prematuridade, anemia, aborto espontâneo, depressão pós-parto, hipertensão, entre outros).
A adolescência é marcada por períodos de transição. Quando a gestação ocorre nessa fase, pode ser ainda mais desafiador, em virtude das mudanças físicas e também emocionais que ocorrem nesse período da vida.
O Brasil tem taxa média de 400 mil casos de gestação adolescente por ano, um dos mais altos do mundo.
Podemos evitar que estes números subam? Sim, o Sistema Único de Saúde oferece uma variedade de contraceptivos e preservativos, que também previnem doenças sexualmente transmissíveis.
Procure uma Unidade de Saúde, informação e prevenção é a melhor forma de evitar gravidez indesejada.
Gravidez na adolescência não é divertida! Não pule nenhuma etapa! Adolescente primeiro, gravidez depois!