Marechal Rondon é tema de exposição em Balsa Nova

Publicado em: 03/08/2011 11:30

A Biblioteca Victor Civita de Balsa Nova, está abrigando hoje (03) a exposição "Rondon – A Construção do Brasil e a Causa Indígena". A exposição integra o Projeto Memória, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Balsa Nova.
                  O tema da exposição é a biografia de Cândido Mariano da Silva Rondon, conhecido como "Marechal da Paz" e "Marechal Humanista". Cândido Rondon foi um grande pacifista. Com descendência indígena, nasceu em 1865, no Mato Grosso.
Esteve à frente da implantação das linhas telegráficas no Brasil. Adotou o lema "Morrer se preciso for; matar, nunca!" e gerou uma nova relação entre o Estado e os indígenas, sendo um dos responsáveis pela instituição do Dia do Índio.
                    Ao todo, percorreu mais de 50 mil quilômetros em território nacional, incluindo em mapas rios ainda não catalogados. Em sua trajetória, destaca-se também sua atuação pela integração nacional, tendo como princípio o Positivismo, do qual se tornou adepto. Deixou seu nome na história do Brasil e foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

O projeto
                  Criado em 1997, pela Fundação Banco do Brasil, o Projeto tem como objetivo preservar e resgatar a vida, o pensamento e a obra daqueles que marcaram e contribuíram significativamente para a transformação social e a construção da cultura brasileira. Assim, já homenageou Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Juscelino Kubitschek, Oswaldo Cruz, Josué de Castro, Paulo Freire, Nísia Floresta e João Cândido Felisberto.
                 A exposição itinerante é composta por 16 painéis, textos e ilustrações sobre o tema e percorre aproximadamente 800 municípios brasileiros. Poderá ser visitada na Biblioteca até o dia 15 de agosto: de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
                  A entrada é franca e aberta a toda a comunidade. O Museu fica na Praça 25 de Janeiro, no centro do município.