Em um formato mais curto, o Rally Sprint Balsa Nova foi uma experiencia para organização, pilotos, equipes e prefeitura. Mas se depender destes, Balsa Nova entrou para o calendário do RallyPR.
Realizado no dia 30 de setembro de 2017, o Rally Sprint Balsa Nova valeu como 4ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally. O termo sprint é utilizado para provas mais curtas, ou experimentais. Mas pelo parecer de todos os envolvidos, foi considerada como uma grande prova.
Foram duas especiais: a primeira, SS Amola Faca, com 12km de extensão e a segunda, SS Casemiro Stoco, com 6km de extensão. Cada uma foi percorrida três vezes, somando 54km de trechos cronometrados. Até a semana do rali, o clima estava seco, mas na sexta-feira São Pedro mandou água, gerando uma dificuldade a mais para pilotos e navegadores, que fizeram todas as passadas com chuva.
Na categoria RC2, para carros com tração integral e mais de 300 cavalos, a dupla gaúcha Alexandre Figueredo / Vinicius Zavierucka, com um Citroen DS3, garantiu a primeira colocação da prova, assumindo a liderança do campeonato. Tiago Larrossa, que nessa prova andou com Mauricio Neves como navegador, ficou com a segunda colocação na prova e subiu para a segunda posição no campeonato.
Entre os carros 1.6 preparados, categoria RC4, o ex-navegador Laercio Reginatto, que estreou como piloto, ficou com a vitória ao lado de Alan José da Rosa com um Peugeot 206.
Já na categoria de base, RC5, Teco de Castro / Murilo Hekave venceram a prova com um Peugeot 207, subindo para a segunda colocação no campeonato. A liderança ainda está com a dupla Marcos Tokarski / Kana Ribeiro, que nesta prova ficaram com a segunda colocação.
No Campeonato Paranaense de Rally carros clássicos ou sem homologação tem uma categoria específica, a RCC. Nesta, quem venceu foi a dupla Luiz Gustavo Loepper / Guilherme Olandoski, com um Peugeot 205. E na primeira edição da categoria Baja, Henrique Cesar Mathias cravou o melhor tempo em todas as especiais com seu UTV Can-Am X3.