Balsa Nova conta com aterro sanitário próprio

Publicado em: 06/07/2011 17:07

Muitas pessoas confundem a denominação de “lixão” e aterro sanitário. É comum ouvirmos falar em lixão, porém este não tem preparação alguma para preservação do meio ambiente.
              Um lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lençol freático. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as conseqüências ambientais e sociais negativas.
              Em Balsa Nova é diferente, a cidade possuí um destino adequado para o lixo produzido na cidade. O aterro sanitário é de responsabilidade da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, “nosso aterro sanitário segue todas as normas estabelecida”, afirmou o secretário Antônio Cordeiro.
               No aterro sanitário, antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, esta extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume. Este é coletado através de drenos, encaminhados para o poço de acumulação de onde, nos seis primeiros meses de operação é recirculado sobre a massa de lixo aterrada.
               No aterro também é realizada a reciclagem de alguns materiais. “No aterro são levados 100 toneladas de lixo comum e 26 toneladas de lixo reciclável”, afirmou o secretário, esses valores são de referência ao mês.
               “É importante sermos exemplos de proteção ao meio ambiente”, afirmou Cordeiro. Segundo o secretário são poucas as cidades que possuem um aterro sanitário, e garantiu que nos próximos meses as “valas” serão ampliadas em mais de 380m e o barracão de reciclagem em 180 m2.