Rede399 leva internet aos municípios do Paraná

Publicado em: 30/01/2016 11:59

O Programa Rede399 – Internet para Todos, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria para Assuntos Estratégicos (SEAE) teve mais um município aderente no mês de outubro de 2015. Balsa Nova realizou um pregão presencial baseado em modelo proposto pelo Governo do Estado, se tornando a quarta cidade a implantar este projeto.
                  O que motivou a adoção do Rede399 foi a vontade do poder Executivo, proximidade e também a necessidade de ampliação da cobertura de internet no município, explicou o prefeito Luiz Costa. Ele ainda ressaltou que o grande ganho foi na redução do valor praticado atualmente, em R$135 mil. "O projeto elaborado pelo Governo do Estado vai auxiliar e muito Balsa Nova, com ele vamos conseguir interligar todos os órgãos da administração pública municipal, o que garante mais agilidade em todos os processos, e também a população poderá ser beneficiada", informou Costa.
                  Foram sete reuniões, ao longo de 12 meses, que culminaram na licitação de outubro, foi contratado 100 Mbps de internet e 1 Gbps de rede MPLS com implantação completa na área urbana e em 75% no perímetro rural. Este processo foi conduzido pelo pregoeiro Dejalma Kochinski, que acompanhou a instalação no município.

O programa
                 O Rede399 busca disseminar o uso de internet banda larga nas cidades paranaenses através de um conjunto de ações que beneficiam os municípios e a população do Estado do Paraná. Com a instalação da rede, as prefeituras poderão disponibilizar novos serviços online para a população e interligar suas unidades administrativas, tais como, segurança, educação e saúde. Será possível levar internet aos distritos ou comunidades rurais, ampliando o acesso da população, aumentando a inclusão digital e social.