Dia Mundial em combate a AIDS

 

Publicado em: 01/12/2015 11:18

Whatsapp

 

                   A AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, se manifesta após a infecção no organismo humano pelo vírus HIV. O vírus ataca o sistema imunológico, deixando a pessoa sem defesa para doenças. A AIDS não é causada espontaneamente, mas sim por algum fator externo.
                     O dia 1º de Dezembro foi escolhido pela Assembleia Mundial de Saúde em 1987, esse dia serve para o repasse de informações a população, além de acabar com o preconceito das pessoas portadoras do vírus HIV. A discriminação é hoje a principal barreira para o combate da epidemia, alguns mitos e medos também levam as pessoas ao não diagnóstico do vírus.
                       A meta do governo é diminuir o impacto da AIDS no país, é importante acabar com o preconceito no Brasil. Nosso país hoje já tem um modelo de tratamento da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que é referencia para o mundo. Com os antivírais os portadores de HIV tem uma expectativa de vida maior e com mais qualidade. Sem o preconceito vamos poder aumentar os meios de prevenção.
                       A única maneira de se detectar o vírus é através de testes de sorologia para HIV ou testes rápidos realizados após coleta de sangue. Os testes são feitos em laboratórios de saúde pública ou particular. Eles devem ser realizados em conformidade as instruções do Ministério da Saúde.
                      Procurar a orientação de um especialista da saúde é o primeiro passo, já que na internet há informações contraditórias. O período da janela imunológica (período que o exame não detecta o vírus), por exemplo, em alguns sites apontam para 3 meses, outros 6 meses. Este período da janela varia de organismo para organismo, o ideal é procurar auxilio de profissionais da saúde, para que se tenha um procedimento correto.
                          Muitos também se preocupam com os sintomas, mas esses não se apresentam da mesma forma para todas as pessoas. Vale lembrar que o vírus pode demorar até 10 anos para se manifestar no organismo.
                      Antigamente receber a notícia de que se tinha AIDS era uma sentença de morte, hoje com os avanços da tecnologia, mesmo não se tendo uma vacina, pode-se ter uma vida normal. O alerta é se prevenir e procurar diagnóstico da doença o mais rápido possível.