Balsa Nova quer curso do CIEE-PR para aprendizes

 

Publicado em: 27/10/2015 09:27

Whatsapp

 

                     Novas turmas do programa de aprendizagem desenvolvido pelo CIEE/PR em vários municípios do Paraná serão abertas neste e no próximo ano, visando ampliar as oportunidades de capacitação profissional para jovens e adolescentes acima de 14 anos de idade. No município de Campo Largo foi aberta recentemente a primeira turma de aprendizes e já estão adiantados os entendimentos com a prefeitura de Balsa Nova para implantação também do curso de capacitação no município.
                      Há interesse em atrair e motivar empresas locais com potencial para contratação de aprendizes que buscam oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. De acordo com a Lei nº 10.097/2000, o Programa de Aprendizagem objetiva proporcionar educação para os jovens, priorizando aqueles com maiores necessidades econômicas ou que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.
                      A lei da aprendizagem determina que as empresas devem contratar, obrigatoriamente, entre 5% e 15% de aprendizes em relação ao número de empregados efetivos . Isso abre perspectivas de que maiores parcelas de jovens possam se capacitar para inserção e permanência no mercado de trabalho.
                       A expansão das contratações de aprendizes pelas empresas parceiras é uma das prioridades da atual diretoria do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) visando ampliar as oportunidades de formação e capacitação dos adolescentes para galgarem níveis de competência e habilidades, tanto profissionais quanto pessoais e de cidadania.
                    Hoje, o CIEE/PR administra cerca de 1.800 aprendizes em todo o Estado, com opções de cursos para Capacitação em Serviços Administrativos, Serviços Comerciais e Varejo e Aprendizagem em Produção Industrial. A contratação de aprendizes traz benefícios para eles, facilitando a sua iniciação profissional e o acesso ao mercado de trabalho, bem como para as empresas que poderão formar novos quadros de colaboradores treinados e adaptados às próprias necessidades.
                        As empresas contratantes de aprendizes também têm outras vantagens, tais como: redução de 8% para 2% no pagamento do FGTS, e obtêm ainda, ganhos de imagem junto à sociedade, como empresas que demonstram responsabilidade social em seus projetos.
                       Maiores informações no escritório regional de Campo Largo, Rua Xavier da Silva, 990 – sala 14 – fone: 3392-1898 / 9144-2594 - campolargo@cieepr.org.br