Seminário realizado em Balsa Nova visa fortalecer o turismo na região

Publicado em: 15/05/2015 11:22

Na noite de ontem (14), aconteceu na Câmara de Vereadores de Balsa Nova, o Seminário “Oportunidade de desenvolvimento pelo turismo e produção associada”, o evento foi realizado pela Prefeitura de Balsa Nova, através da secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e pelo Paraná Turismo. “Esta é mais uma parceria de sucesso”, afirmou o Prefeito Luiz Costa que estava presente, ele afirmou que o turismo da região deve ser muito valorizado, “quando falam em paraíso, afirmo que não preciso morrer para encontrá-lo, eu vivo no paraíso que é Balsa Nova”, disse Costa.

Segundo o Diretor da secretaria de Indústria, Comércio e Turismo Rafael José Silva, o Seminário tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar a comunidade local, “todos precisam perceber as oportunidades de desenvolvimento pelo turismo”, afirmou o Diretor. Segundo ele a intenção é formar turmas para cursos de Agentes de Desenvolvimento pelo Turismo e Produção Associada, “este é um primeiro encontro desse projeto em parceria com o Governo do Estado”, afirmou Silva.
                             No evento foram formadas três meses de discussões: Mesa de Parceiros “Oportunidades na visão das entidades”, composta por Marilda Baduy da Emater, Professor Jacó Gimenes Presidente da Paraná Turismo e Rubens Niedercheitmann Presidente da Emater. A outra mesa foi de relatos “Oportunidades na visão das entidades, Massato Oda proprietário da Chácara Maruka, Clarice Warkentin proprietária do Recanto dos Arcos e Luzia Seroka da Associação de artesanato. A terceira mesa foi de encaminhamentos “Agentes de desenvolvimento pelo Turismo e Produção Associada”, novamente o Professor Jacó e o Turismólogo da Prefeitura de Balsa Nova Oswaldo Dias dos Santos.
                              A meta agora é iniciar a formação de agentes de desenvolvimento pelo turismo e produção associada (FADTUR). Os temas tratados no curso serão: base conceitual e empreendedorismo; recursos ambientais e culturais; eventos, comunicação e marketing; produção associada ao turismo e gestão municipal e viagem técnica. A carga horária será de 22 horas. Segundo Diretor da SMICT, é necessário fortalecer e tornar mais conhecida principalmente a região de São Luiz do Purunã.
                              Participaram do evento mais de 60 pessoas. Além dos nomes citados acima, o Vice-Prefeito Marcos Durau, o Presidente da Câmara Vereador Gelmar Ferreira, os Vereadores: João Portela e Benedito Karachinski, os secretários municipais: de Administração Adilson Portela Franco, de Assistência Social Luane Ianik Costa e de Agricultura e Meio Ambiente Jucélia Leal Ferreira.