Rancho Ventania sedia I Etapa do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre

Publicado em: 26/03/2015 16:23

No Sábado 21, o Instituto Enduro Brasil e a Federação Paranaense de Hipismo abriram a temporada 2015 no Rancho Ventania em São Luiz do Purunã com a realização da I Etapa do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre, com apoio de várias empresas e da Prefeitura Municipal de Balsa Nova.

O evento reuniu cerca de 150 pessoas. 40 conjuntos cavalo/cavaleiro disputaram em modalidades de 5 a 40km em velocidade controlada e 60 a 80km em velocidade livre. Distribuídos em categorias paraequestres e convencionais, crianças, jovens e adultos, de várias cidades e de outros estados, percorreram as lindas trilhas rurais dos Campos Gerais com objetivo de chegar com os animais em tempo menor ou pré-definido na melhor condição física.
                 “São Luiz do Purunã se tornou um local tradicional de provas de Enduro Equestre pela qualidade das trilhas, clima ameno, opções de hospedagem e beleza natural e única da região, muito apreciada pelos competidores. Todo ano realizamos uma prova aqui”, afirmou o anfitrião Ralf Andreas Berndt, proprietário do Rancho Ventania.
                     O esporte vem se consolidando no Paraná com a entrada de novos atletas e a maior qualificação técnica é visível nos resultados: cavalos mais treinados e cavaleiros mais preparados. “Hoje temos conjuntos em condições de competir em provas nacionais e obter bons resultados. No ano passado tivemos duas vice-campeãs no Prêmio Cavaleiro de Ouro, ranking que contempla provas em todo Brasil”, afirmou com entusiasmo Érlon Pilati, Diretor de Enduro da Federação Paranaense de Hipismo.
                     Para Rafael José Ramos Silva, Diretor de Turismo de Balsa Nova, eventos como o Enduro Equestre cooperam na divulgação do Município de Balsa Nova e ajudam na consolidação do São Luiz do Purunã, como destino para os praticantes de esportes equestres.