Bom Jesus acerta a aquisição da unidade de Balsa Nova

Publicado em: 18/12/2014 09:34

A Cooperativa Bom Jesus esta presente em 12 municípios do sudeste do estado do Paraná com 19 unidades e com uma unidade no município de Mafra, Santa Catarina. Entre as unidades de armazenagem, ou seja, recebimento de cereais, uma delas não era da Cooperativa. Trata-se da unidade de Balsa Nova, região metropolitana de Curitiba, que o terreno tinha como posse da prefeitura do município.

Na manhã do dia 19 de novembro a diretoria da Cooperativa Bom Jesus com a presença do Diretor Presidente, Luiz Roberto Baggio, e o Diretor Vice-Presidente, Milton Locatelli, assinaram juntamente com o atual prefeito de Balsa Nova, Luiz Costa, a aquisição do terreno e suas atuais estruturas por parte da Cooperativa. Também estiveram presentes na ocasião o Conselheiro Fiscal da Bom Jesus, Elenir Boni, o Gerente Finan-ceiro Eurico Woitowicz, o Gerente do Entreposto de Balsa Nova, Marcelo Kosinski, e o cooperado Claudio Miguel Bora.
                Entre 1994 e 1995 o prefeito da época, Osvaldo Vanderlei Costa, propôs de construir a unidade e deixar a administração por parte da Bom Jesus, sendo que na época não viabilizava a cooperativa construir uma unidade na região pois produzia pouco e a construção rendia incertezas. Este papel de visão gestora do antigo prefeito e a transferência de tecnologias por parte da Bom Jesus tornou hoje o entreposto de Balsa Nova o terceiro maior da cooperativa, ficando atrás somente da Lapa e Contenda. Agora após quase 20 anos no município a Bom Jesus, com a força de seu cooperado, é a terceira maior empresa do município com duas unidades na cidade.
                 Segundo Luiz Costa, “para nós é uma satisfação muito grande podermos participar deste momento histórico, reconhecendo que a Cooperativa nesses 18 ou 19 anos em que esteve em parceria com o município, na condição de arrendatária da área, trazendo para nós o desenvolvimento. E agora com a aquisição que se perpetua em nome da cooperativa nós acreditamos que a parceria continua, mas que a Cooperativa vai trazer ainda mais incentivos, mais crescimento, mais desenvolvimento objetivando sempre o bem estar do cidadão agricultor, do produtor balsa novense que é o nosso foco também. Neste sentido nós estamos extremamente alegres com a aquisição que a Cooperativa fez em razão de que ela se torna agora um ente que vai contribuir sobre maneira para nosso desenvolvimento”, afirmou.

Para Baggio, “O que significa isso pra nós? Significa de fato poder ter mais uma estrutura a disposição de nossos produtores, era a única unidade que não era de propriedade da cooperativa, e responde na verdade o crescimento de produção de Balsa Nova e o crescimento da fidelização dos produtores de Balsa Nova. Então para nós é uma vitória, é um posicionamento importante, é um marco de sucesso em função disso, do volume de produção que temos hoje em Balsa Nova, da evolução da produtividade através de tecnologia, e do comprometimento do produtor de Balsa Nova conosco, a Cooperativa Bom Jesus. Isso vai possibilitar operacionalmente trabalhar com dois fluxos de cereais de imediato, possibilitado pela aquisição da outra unidade que compramos, e também no alinhamento de futuro, significa que na região de Balsa Nova e adjacentes, pode até incluir Campo Largo nesta visão de futuro. Nós teremos um ponto extremamente forte de envolvimento, recepção de grãos e comercialização de insumos” afirma.
                  Para a aquisição da unidade foram investidos R$ 2.679.850,00 referente a compra do terreno, imóveis e instalações em alvenaria. Os silos, balança e secadores já eram da Cooperativa. Também foi feita a aquisição de um terreno que liga a Estrada da Rivieira (trevo) a unidade II. Esse investimento foi de R$ 171.100,00.
Agora todas as unidades de recebimento de cereais são da Cooperativa Bom Jesus. Isso é mais uma conquista que beneficia quem realmente faz toda essa estrutura funcionar: o cooperado.

(Assessoria de Imprensa Bom Jesus).