Prefeito Luiz Costa apresenta Projeto Balsa Nova 2030

Publicado em: 01/07/2014 13:58

Na última segunda-feira (30), logo após a sessão na Câmara de Vereadores, o Prefeito Luiz Costa juntamente com representantes da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), apresentaram o Projeto Balsa Nova 2030: “cidade em rede”.
                 “Agradecemos a presença de todos”, iniciou o secretário de Indústria Comércio e Turismo Eduardo Antônio. Segundo o secretário o Projeto visa o interesse público, “os trabalhos realizados dentro do projeto irão auxiliar no desenvolvimento de Balsa Nova”, disse.
                   O Projeto é idealizado pelo Observatório SESI, SENAI e IEL, as informações foram repassadas em Balsa Nova pelo representante Geraldo Bolzani, “em nome da FIEP, agradecemos a oportunidade de estarmos em Balsa Nova”, disse. Segundo Bolzani Balsa Nova passa a compor o seleto grupo de municípios preocupados com o futuro, “Balsa Nova se junto a Curitiba, Londrina, Cascavel e Campo Largo”, comentou.
                Segundo ele o Projeto “Balsa Nova 2030”, tem o objetivo de planejar e executar de maneira sustentável o desenvolvimento da cidade. “Precisamos atrair indústrias, mas também é importante pensarmos no bem estar do cidadão”, esclareceu Bolzani. Segundo ele o Projeto será divido em algumas etapas, como: preparação, operação, difusão e articulação.
                Várias perguntas já aconteceram desde 2004, quando a FIEP iniciou o pensamento de desenvolvimento industrial sustentável. “Algumas coisas já foram trabalhadas e discutidas, agora temos outras questões para definir e resolver até 2030”, afirmou. Após os estudos e discussões será possível determinar quais os campos de atuação propícios para a cidade, que tipos de indústrias devem se instalar no município e como realizar isso com sustentabilidade.
                   Para o prefeito Luiz Costa, é um orgulho trazer o projeto para a cidade, “este não é um projeto meu, da prefeitura, é da população, é dos próximos administradores”, afirmou Costa. Segundo ele é importante se ter um planejamento, “sabendo os pontos fortes da cidade, de como realizar o crescimento, conseguiremos atrair mais indústrias e consequentemente geramos mais empregos”, disse.
                      “Tenho na minha administração três principais pilares: saúde, educação e mobilidade”, disse. Segundo Costa a cidade participa do programa Mais Médicos, duas Unidades de Saúde devem ser ampliadas e uma nova construída, mais salas de aula além da melhoria da mobilidade, “nunca em Balsa Nova tivemos um programa de melhorias de ruas como está acontecendo”, afirmou o prefeito, segundo ele até o final de seu mandato várias vias devem receber calçamento.
                   O prefeito aproveitou e convidou a população a participar do projeto Balsa Nova 2030, “precisamos da mobilização pública, para discutirmos o nosso futuro”, disse. Segundo Costa é necessário planejar para realizar e todos serão chamados nos próximos encontros.
                  Também estavam presentes neste primeiro encontro, representante da FIEP, os secretários: de Administração Adilson Portela, de Finanças e Orçamento Dicezar Perussolo, de Promoção Social Luane Ianik Costa, a Primeira Dama Rosilane Ianik Costa, representantes de alguns segmentos e Vereadores.