Prefeito Luiz Costa conversa com balsa-novenses sobre alagamento

Publicado em: 17/06/2014 09:22

Atendendo a solicitação da população e ao convite informal dos Vereadores, o prefeito de Balsa Nova Luiz Costa esteve na Câmara de Vereadores para conversar sobre o alagamento na Vila Maria. “Estou aqui para apresentar o que faremos para tentar solucionar o problema e também para conversar com todos”, disse o prefeito que usou a tribuna do Plenário. Estavam presentes aproximadamente 20 pessoas.

Segundo o prefeito desde a década de 70 as pessoas que moram na região da Vila Maria enfrentam os alagamentos em períodos de chuva. “Lembro que em 1983 teve uma grande enchente na região, onde o Prefeito Dinho na época relocou famílias que quiseram sair da região, porém muito permaneceram e outros ainda chegaram”, disse Costa, afirmando que a região é a várzea do Rio, ou seja, um local impróprio para moradias.
                 “Estamos pleiteando junto ao Governo Federal casas populares, para que as famílias que desejarem deixem a área de risco”, disse o prefeito, informando que o terreno para construção a prefeitura já tem. “Reenviei nos últimos dias mais um ofício para o Ministério das Cidades através do Deputado Federal João Arruda, com a situação do local”, disse Costa.
                  O prefeito também falou sobre outras questões que pretende fazer na região, para tentar evitar o alagamento. “Vamos aumentar o número de galerias de água, vamos deixar a região com 3”, disse. Costa também informou que a Prefeitura ouviu sugestões de moradores da região e também tentará realizar um “rio falso”, “uma vala de 4m x 3m, para que quando encher o rio tenha para onde ir”, disse o Prefeito.
                 “Salientamos que necessitamos da liberação das famílias que são donas dos terrenos na região, para as tentativas apresentadas”, disse o Prefeito. Segundo ele uma família já liberou, “agora vamos conversar com as demais”.
O prefeito aproveitou a oportunidade para lembrar a população da correta separação do lixo, para não descartar em vias públicas, o que acarreta alagamentos e também lembrou da Defesa Civil. “A Defesa Civil ajudou e muito a população na região”, disse Costa, segundo ele são voluntários que trabalham pela população, “qualquer um de nós pode fazer parte”, disse. Ele lembrou que a Defesa Civil fica de plantão no Hospital Bom Jesus.
                  Ele lembrou que assim como o Legislativo, o Executivo se preocupa com cada balsa-novense. “Durante o período do alagamento estávamos com o Ginásio de Esportes e a Escola Joaquim Ribas preparados para receber pessoas”, disse o prefeito, informando que a secretaria de Promoção Social também estava com mantimentos prontos para distribuição conforme a necessidade.
                    Alguns Vereadores agradeceram a presença do Prefeito, que respondeu questionamentos e conversou abertamente com a população. “Parabenizo a iniciativa, é difícil alguém se colocar a frente de problemas como esse”, disse o Vereador Lauro Bubniak. O Vereador Joarez Matozo também agradeceu o Prefeito e se colocou a disposição da população para qualquer dificuldade. “Estamos contentes que agora teremos atitudes que tentam solucionar um problema antigo”, comentou o Vereador Jocemir Favaro.
                    O Presidente da Câmara Joel Bathke assim como o Prefeito, afirmaram que é importante a participação pública. Eles também colocaram a reponsabilidade na mão de cada cidadão, que vota e tem o direito e dever de fiscalizar e analisar o que vem sendo realizado no Legislativo e no Executivo. “É bom ver as poltronas do Plenário sendo utilizadas nas sessões”, finalizou Bathke.