Grande participação no Evento Novembro Azul de Balsa Nova

Publicado em: 28/11/2013 10:08

Mesmo com a grande resistência dos homens com relação ao tema câncer de próstata, vários balsa-novenses participaram no último dia 27 do Evento Novembro Azul. A palestra foi organizada pela secretaria de Saúde e aconteceu no plenário Miguel Bubniak na Câmara de Vereadores.

O Diretor de Saúde Osmar dos Santos realizou a abertura do evento. “Em nome da secretaria de Saúde agradeço a presença de todos e principalmente do nosso palestrante o médico oncologista Dr. Marcus Winheski”, disse Santos. Segundo o Diretor a intenção de eventos como esse é de conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce de doenças.
                           O palestrante Dr. Marcus Winheski fez uma palestra de fácil entendimento, mesmo o tema sendo sério ele conseguiu de maneira descontraída repassar importantes informações aos presentes. “Os homens precisam ter consciência e realizar o exame de próstata”, disse o médico. Segundo ele o câncer de próstata é o segundo que mais mata no Brasil, “precisamos deixar os tabus de lado, e praticar saúde”, afirmou Winheski.
                           O prefeito Luiz Costa finalizou o evento, agradecendo a presença de todos e a disponibilidade do Dr. Marcus em realizar esta palestra. “Realmente precisamos ter consciência que qualquer doença sendo diagnosticada precocemente, a cura é mais rápida”, disse o prefeito. Que aproveitou para falar que a atual administração já gastou em saúde este ano 23% do orçamento, “por lei precisamos gastar 15%, passamos 8 pontos já”, disse. Costa também informou que o primeiro médico Cubano chega a Balsa Nova nos próximos dias, “peço que todos recebam muito bem este profissional, ainda devemos receber mais 3 médicos, segundo o Governo Federal”, disse o prefeito.
                        Vários brindes foram sorteados no final da palestra. Além dos nomes citados acima, também participaram do evento: o Vice-prefeito Marcos Durau, os secretários de Administração Adilson Portela e de Obras Pedro Mantovani dos Santos e os Vereadores: Presidente da câmara Joel Bathke, Benedito Karachinski, Gelmar Ferreira, Joarez Matozo, João Portela e Jocemir Favaro.