Novembro Azul em Balsa Nova

Publicado em: 08/11/2013 00:56

Com a intenção de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), criou o movimento “Novembro Azul”. “Assim como o outubro rosa, este movimento tem a intenção de alertar os balsa-novenses sobre um tipo específico de câncer”, afirmou o secretário de Saúde Marçal Motta de Mello, segundo o secretário os homens realizarem uma consulta médica é muito difícil, “é importante o diagnóstico precoce de qualquer doença”, disse Mello.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. De acordo com Eduardo Ribeiro, uro-oncologista do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, os homens estão mais conscientes, “não tanto quanto as mulheres, que vão ao ginecologista desde adolescentes, mas a gente não vê mais tanta resistência”, contou Ribeiro.
                     O Presidente da Câmara Vereador Joel Bathke informou que a Câmara de Balsa Nova entrou na campanha para auxiliar o Executivo Municipal no intuito da campanha. “Assim como no último mês, estamos conscientes desta campanha no Legislativo”, disse o Presdiente, segundo Bathke o câncer de próstata é um assunto polemico, que causa muita resistência nos homens.
                       A próstata é uma glândula presente nos homens, loca
lizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer.

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.                        Em Balsa Nova a Prefeitura e a Câmara de Vereadores já receberam a iluminação azul, bem como o Cristo Redentor no Rio e o Congresso Nacional em Brasília. Além da conscientização a campanha também sugere a criação de centros de Referência em Saúde do Homem.