Encontro do Conselho Estadual da APA Escarpa Devoniana aconteceu em Balsa Nova

Publicado em: 06/11/2013 14:22

Na última semana aconteceu em Balsa Nova no Plenário Vereador Miguel Bubniak na Câmara de Vereadores, a reunião do Conselho Estadual da APA da Escarpa Devoniana. “É a primeira vez que nossa cidade recebe este encontro”, afirmou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente Jucélia Leal Ferreira, segundo ela o Conselho reúne representantes do poder público e da sociedade civil, para discutir e desenvolver programas de educação ambiental.

A APA da Escarpa Devoniana foi criada pelo Decreto Estadual nº 1.231 de 1992. “É uma unidade de conservação da natureza gerida pelo IAP e está presente em 13 municípios”, esclareceu a secretária. Segundo Jucélia o Conselho tem a finalidade de proteger, ordenar, garantir e disciplinar o uso racional dos recursos ambientais da região. “Este cuidado também é com relação a água e a ordem do turismo recreativo”, disse.
            Balsa Nova tem 71,30% do território dentro da APA, “por isso no dia do encontro apresentamos o projeto da criação de um Plano Diretor Municipal”, disse Jucélia. Segundo a secretária outros assuntos de grande relevância também foram discutidos.