Prefeitura de Balsa Nova fecha o outubro rosa com evento

Publicado em: 04/11/2013 15:16

O último dia de Outubro foi marcado com o encerramento do Outubro Rosa em Balsa Nova. A Prefeitura de Balsa Nova, através da secretaria de Saúde, realizou o último encontro no Plenário Vereador Miguel Bubniak na Câmara de Vereadores. Além de duas palestras, os presentes puderam ouvir o Coral “Amigas da mama”.

Segundo Renata Bruniere, Enfermeira da secretaria e Coordenadora da Saúde da Mulher, o evento foi informativo e conseguiu alcançar o objetivo. “Nossa intenção era realizar a troca de experiências entre os presentes, além da interação com os palestrantes”, disse a Enfermeira, segundo ela o último encontro fez um fechamento “rosa” no Outubro de 2013.
               O Prefeito Luiz Costa participou da abertura e afirmou que a luta pela saúde da mulher deve continuar nos próximos meses. “O Outubro é uma marca anual, mas a luta contra o câncer de mama e de colo de útero é todos os dias do ano”, afirmou o Prefeito. Para Costa eventos assim devem acontecer sempre, “a conscientização é sempre importante”, disse, segundo ele todas as doenças quanto antes detectadas, mais rápido o tratamento.
                    “Para nós Vereadores é importante estar emprestando o Plenário para eventos como esse”, afirmou o Vereador e Presidente da Câmara Joel Bathke, segundo ele a luta contra o câncer de mama e os demais tipos desta doença é de todos, “ninguém está livre, temos família e amigos que podem sofrer com esse mal”, disse o Presidente.
                  O secretário de Saúde Marçal Motta de Mello agradeceu a presença de todos e enalteceu o empenho da sua equipe nos eventos do Outubro Rosa. “Toda a secretaria se empenhou na realização dos encontros, que servem de apoio e informações as mulheres de Balsa Nova”, disse o secretário.

A primeira palestra aconteceu com a psicóloga e empresária de Campo Largo Chrystiane Pianaro Chemin, ela que foi diagnosticada com câncer de mama na metade do ano. “Precisamos ter fé e seguir nossa vida”, disse a psicóloga. Ela conversou e respondeu várias perguntas, sobre o início do diagnostico até agora que está na metade do tratamento, “tem dias que vamos estar bem, dias que estaremos mal, porém não é o fim do mundo, com o apoio dos familiares tudo é possível”, disse Chrystiane.
              A segunda palestra foi com a médica da saúde da família Lais Pedron Vicense, que conversou com os presentes sobre o câncer de mama e de colo de útero. Durante toda a tarde tivemos várias apresentações com o Coral “Amigas da mama”.
             Além das autoridades citadas, também estavam presentes: a Primeira Dama Rosilane Ianik Costa, a secretária de Promoção Social Luane Ianik Costa e os Vereadores: Benedito Karachinski, Joarez Matozo e Gelmar Ferreira.

Conheça a associação “Amigas da Mama”