Balsa Nova conta com o Programa Saúde Bucal

 

Publicado em: 24/05/2013 11:11

Whatsapp

 

                  
                   O secretário de Saúde Marçal Motta de Mello anunciou na semana passada o retorno efetivo do Programa Saúde da Família (PSF). Agora o secretário aproveita para apresentar o Programa Saúde Bucal (PSB), que é vinculado ao PSF e funciona praticamente da mesma forma.
                   Segundo a Dentista Milena Binhame Albine que é a Coordenadora de Projetos da Saúde Bucal, o PSB trabalha com a prevenção. “O nosso objetivo assim como o PSF é prevenir complicações diversas”, disse a dentista. Milena acrescenta que a saúde bucal é de extrema importância, principalmente para gestantes e pessoas em grupos de risco. “É recomendável a consulta odontológica de 6 em 6 meses para todos”, comentou.
                   O programa também segue o cronograma de visitações e de agendamento das consultas. Por isso ele está vinculado ao PSF, onde as Agentes Comunitárias realizam as visitas e trazem os diagnósticos. “Desde março trabalhamos com o atendimento odontológico para todos, independentemente da idade”, afirmou o secretário.
                   Os procedimentos realizados dentro do programa são os básicos, como: limpezas, restaurações, extrações simples, dentre outros. “Procedimentos mais complexos são encaminhados para um serviço de referência”, disse a Dentista Sandra Maria Benato Garrett que é Coordenadora Técnica de Saúde Bucal de Balsa Nova. Segundo ela além do trabalho em consultório, os profissionais também realizam palestras e atividades em grupos e escolas, “ensinamos a maneira correta da escovação, do fio dental, além de entregar kits de escovação para as crianças”, disse Sandra.
                  O atendimento odontológico acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro, do Bugre, do São Caetano e em São Luiz do Purunã. “Toda mãe deve agendar consulta para o bebêde 6 meses, este é o primeiro encontro com o dentista”, afirmou Sandra. Segundo ela a preocupação das gestantes também deve ser grande, “recomendamos a consulta odontológica três vezes durante a gestação”, disse.