Mês de Combate ao Assédio Moral

Publicado em: 16/05/2024 09:17 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Balsa Nova

O dia 02 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, lembrando que infelizmente essa prática pode acontecer também no ambiente de trabalho.

O assédio moral é uma das formas de violência que pode afetar a saúde mental e física dos profissionais, comprometendo a qualidade dos serviços prestados à população. É caracterizado por comportamentos que, de forma sistemática e repetitiva, expõem os indivíduos a situações degradantes e humilhantes, comprometendo suas capacidades de atuação, tanto no ambiente de trabalho, quanto em suas vidas pessoais e sociais.

No município de Balsa Nova, na I Conferência de Saúde Mental, realizada em outubro de 2023, foi apresentada a equipe de Educação Permanente em Saúde. Esta equipe tem como objetivo levantar as necessidades e trazer capacitações para os profissionais, visando melhorias para profissionais e população.

A primeira ação iniciou em novembro de 2023 com rodas de conversas nas Unidades Básicas de Saúde - UBS e Centro de Atendimento Multidisciplinar de Saúde – CAMS, trazendo como tema Assédio e Saúde Mental nas relações de trabalho, pois, como profissionais de Saúde, devemos ser os primeiros a romper o pacto coletivo de tolerância da omissão e silêncio com o assédio.

Participaram da ação profissionais da Vigilância em Saúde do Trabalhador e do CAMS.

As ações terão continuidade ainda no mês de maio!

Precisamos falar desse assunto e estarmos atentos às situações que infelizmente podem surgir.

Como agir?

Assédio é crime! Denuncie

1. Realize denúncias internamente - Ouvidoria;
  2. Registre Boletim de Ocorrência
  3. Denuncie no Ministério do Trabalho;
  4. Denuncie no Ministério Público do Trabalho;
  5. Denuncie no Sindicato.