1° Conferência de Saúde Mental do município de Balsa Nova
Foi realizada na última sexta-feira (20) a I Conferência de Saúde Mental do município de Balsa Nova, na modalidade Conferência Livre. O evento ocorreu na Câmara Municipal.
A conferência teve como objetivo principal reafirmar o campo da saúde mental como multidimensional, interdisciplinar, Inter profissional e Inter setorial e como componente fundamental da integralidade do cuidado social e da saúde em geral.
Nos últimos tempos município apresentou grandes avanços no campo de saúde mental, tendo como exemplo a criação do Centro de Atendimento Multidisciplinar de Saúde – CAMS. Outras ações importantes relacionadas a oferta de grupos terapêuticos, adesão ao Programa de combate ao tabagismo, fortalecimento da Rede de Proteção com o Protocolo Juventino, a alteração da Lei 1336/2023 prorrogando a licença maternidade das servidoras para seis meses.
Destacou-se a necessidade de intensificar ações antirracistas, anticapacitistas, anti LGBTQIA+fobia e antimanicomial e fortalecer ações de humanização nas relações de trabalho e humanização nos atendimentos à população.
Foram trabalhados nos eixos temáticos sugestões de melhorias para o município na saúde mental.
Ao longo das atividades foi apresentada a equipe de Educação Permanente em Saúde e finalizado com coffee break.