Escarpa Devoniana

 

Publicado em: 01/08/2023 08:41

Whatsapp

 

REPORTAGEM ESCARPA DEVONIANA 

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte do Município de Balsa Nova, em parceria com o Instituto Purunã, promoveu capacitação aos professores, pedagogos e diretoras sobre a Escarpa Devoniana. Para isso, contou com a presença de  renomados professores pesquisadores  da área como o professor Luiz Antônio Cheregati formado em Geologia pela USP,  Dr. André Luís Spisila e Dr. Marcell Leonard Besser  ambos do Serviço Geológico do Brasil. Com destaque a demonstração prática da formação de rochas sedimentares pela estagiária Heloisa Pilger

Os pesquisadores ofereceram uma vasta explanação teórica e prática sobre a Geologia, com vistas a capacitar Profissionais de Educação do Município acerca dos conceitos geológicos essenciais para o desenvolvimento do tema Escapa Devoniana para os alunos da rede municipal de ensino. Como  prática, os cursistas puderam conhecer os diferentes tipos de rochas, aprendendo as principais características das mesmas.  

O professor Cheregati trouxe parte de sua coleção de rochas e os geólogos explicaram sobre cada uma delas, promovendo atividades interativas entre as professoras, pedagogas e diretoras. Com destaque a demonstração prática da formação de rochas sedimentares pela estagiária Heloisa Pilger

No período da tarde, como segundo momento da formação, a equipe de formadores conduziu com maestria uma aula de campo, com visita a Escarpa Devoniana localizada na região de São Luiz do Purunã.
Na oportunidade Soraia Melchioretto gerente do Instituto Purunã, realizou lançamento do Prêmio sobre Escarpa Devoniana, que visa fomentar projetos desenvolvidos nas escolas municipais e que tenham como eixo norteador, a preservação da nossa Escarpa.  

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte do Município de Balsa Nova reafirma o compromisso em disponibilizar capacitação aos profissionais que atuam nas Instituições de Ensino, com o foco de fornecer subsídios teórico-prático, como facilitadores no desenvolvimento do ensino e a aprendizagem