Todos sabemos que existem diferentes tipos de lixo, na hora de descartá-lo o cidadão deve se lembrar da importância da separação. “Muitas pessoas misturam materiais recicláveis com os dejetos orgânicos”, disse a secretária de Agricultura e Meio Ambiente Jucélia Ferreira. Segundo a secretária há um cronograma da coleta, “as pessoas podem se organizar, já que cada dia passa o caminhão recolhendo um tipo de lixo”, afirmou Jucélia.
Além da geração de renda com os produtos recicláveis, a secretária lembra da questão do meio ambiente, “existem materiais que levam meses para se decomporem”, salientou Jucélia. Com o acúmulo destes materiais, o aterro sanitário chega rápido a sua capacidade máxima, dificultando o trabalho normal e também afetando o meio ambiente.
A secretária também aproveita para pedir aos balsa-novenses que não joguem lixo em terrenos sem construções, o que vem acontecendo com frequência em nossa cidade. “O acúmulo de lixo nos terrenos vagos de nossa cidade pode acarretar inúmeros problemas, como a proliferação de ratos e insetos”, afirmou Jucélia, segundo ela muitas doenças começam a aparecer na cidade em consequência deste lixo.
Vale lembrar que a partir dos próximos dias a secretaria passa a fiscalizar mais as duas situações citadas acima, podendo as pessoas que não cumprirem corretamente estarem sofrendo penalizações. “Podemos ajudar nosso meio ambiente e deixar nossa cidade mais bonita, com isso contamos com a colaboração de todos”, finalizou a secretária.
Confira o cronograma: clique aqui.