Comitiva Paulista de Tropas revive Histórica Rota Tropeira em Balsa Nova

Publicado em: 19/10/2022 17:27 | Fonte/Agência: DEPCOM

Cinco amigos de São Paulo, decidiram reviver a antiga tradição Tropeira que surgiu no século XVII e prosseguiu até o século passado, como forma de atividade para promover a economia brasileira.

Saindo de Cruz Alta – RS e indo até Sorocaba – SP, a tropa irá percorrer aproximadamente 1.700km em uma viagem que irá durar cerca de 70 dias e uma das paradas mais importantes é Balsa Nova, no Distrito de São Luiz do Purunã, dada a importância histórica do local que foi registrado oficialmente como o primeiro caminho de Tropas Oficializado do Brasil no ano de 1730.

Os Tropeiros retornam a Balsa Nova no dia 18 de outubro de 2022, sendo recebidos pelo Prefeito Marcos Zanetti, Secretários Itaboraí, Jeferson e Eduardo e os Vereadores Joel Bathke, João “Bilo” e Nélio Chiquito, juntamente com moradores da Cidade que conhecem o antigo caminho Tropeiro feito aqui. No dia 19 chegam até Capela do Tamanduá e depois se encaminham até a sede do Instituto Purunã em São Luiz do Purunã, antiga casa de Dinarte de Almeida Garrett, Vereador de Balsa Nova e também um participante do movimento Tropeiro, de Cavalgadas e Rodeios dentro de nossa Cidade. Estavam presentes na ocasião, além dos citados acima a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Indianara Leal e a equipe e equipe do Instituto Purunã.

O Sr. Carlos Solera, membro do Conselho do Instituto Purunã, Historiador e grande responsável pelo resgate histórico do nosso município, explicou sobre um pouco de como foi o primeiro caminho Tropeiro que deu origem a Balsa Nova e também algumas cidades vizinhas e também acompanhou os Tropeiros visitantes na caminhada em nossa cidade.

O Prefeito Marcos Zanetti fez o uso da palavra na reunião dentro do Instituto Purunã e agradeceu o envolvimento de todos e fez a entrega de um certificado de Honra ao Mérito ao Sr. Miguel de Souza Freitas, 93 anos, morador de São Luiz e último Tropeiro residente na localidade. A Sra. Eroni Terezinha de Andrade Garrett, no ato representando a Família Garret, recebeu também o certificado de Honra ao Mérito ao Sr. Dinarte de Almeida Garrett.

O Prefeito Marcos ainda finalizou sua fala reforçando: “Balsa Nova é rica em Cultura e História, nós precisamos manter vivas essas tradições e incentivar nossas crianças e famílias a continuarem a escrever esses momentos memoráveis”.