Visando potencializar a função inclusiva da Libras, o grêmio estudantil Inovação e o Colégio Estadual Professora Maria Luíza Franco Pacheco, promovem uma Oficina de Libras, nível básico, com dezoito encontros, nos meses de agosto a novembro do ano de 2022.
LIBRAS: é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual, usada por surdos e ouvintes que oportuniza a comunicação e inclusão social. Em 2002, foi reconhecida pela Lei de Nº 10.436 como uma das línguas oficiais do país, sendo regulada pelo Decreto Nº5.626/2005.
O principal objetivo é capacitar membros da comunidade escolar e de órgãos governamentais para comunicar-se de forma básica, em Libras, gerando possibilidade de acessibilidade aos surdos do município de Balsa Nova.
O público-alvo são: Comunidade escolar; professores e educadores; servidores da prefeitura; recepção; RH; saúde e assistência social.
Ministrantes:
- Matheus de Oliveira Durante - aluno surdo e diretor do Grêmio Estudantil Inovação, do CE Profª Maria Luiza F. Pacheco;
- Fabíola Soares Caldart - TILS e Professora Bilíngue habilitada pelo CAS - PR.