Curso de Braile e Instituto Purunã

Publicado em: 28/06/2022 14:55 | Fonte/Agência: Sec. de Educação, Cultura e Esporte | Autor: Sec. de Educação, Cultura e Esporte

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) Curitiba, entendendo a importância de proporcionar formação continuada, tendo em vista a qualidade do atendimento aos alunos com Deficiência Visual matriculados na Rede Municipal, ofertam curso de capacitação em Braile aos Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Balsa nova.

A formação iniciou em setembro de 2021 de forma online e presencial, com previsão de finalização no primeiro semestre de 2022. O curso foi ministrado pelos Professores Jamir Naby Elias, que é deficiente visual e trabalha no Centro de Apoio, e também pela Professora Miria Fagundes do CAP.

Dentre as temáticas abordadas estão: Sorobã, Reglete, Braile, Acessibilidade e Mobilidade.

O curso finalizou com encontros presenciais e aulas muito práticas, dentre elas a escrita e leitura braile, uso do sorobã como instrumento matemático de cálculos e ainda conteúdos de acessibilidade e mobilidade.

A Secretaria Municipal de Educação oportunizou também formação aos Professores e Educadores do município em parceria com o Instituto Purunã.

As formações ocorreram com o Professor Thiago Domingues e Ana Lúcia Santos de Lima no Parque Manancial, local amplo, arejado, propício para exercícios na prática e ainda local de conservação da natureza, indo ao encontro dos objetivos propostos pelo parceiro Instituto Purunã e Município de Balsa Nova.

As formações com o Instituto Purunã são sempre de grande valia, pois o aprendizado é estimulado na prática. Dentre as temáticas abordadas estão: Conversa Pedagógica – Conhecer para Incluir e A Trilogia: Educação Física, Arte e Ensino Religioso. Ao final de cada formação é solicitado que os participantes respondam ao feedback no qual confirma-se a satisfação dos participantes, mantendo assim uma parceria de sucesso.