VACINAÇÃO CONTRA RAIVA

 

Publicado em: 14/04/2022 16:48 | Fonte/Agência: Sec. de Agricultura e Meio Ambiente | Sec. de Saúde | Autor: Sec. de Agricultura e Meio Ambiente | Sec. de Saúde

Whatsapp

 

A Raiva herbívora é uma doença endêmica no estado do Paraná, transmitida pelo morcego hematógafo, e pode infectar não só bovinos e equinos, mas todos os mamíferos. O ser humano pode contrair a doença no contato com o animal contaminado, através de arranhões e lambidas.

Na última semana, tivemos a segunda confirmação de foco de raiva herbívora instalada no município, por isso estamos alertando aos produtores rurais quanto a importância de manter seus animais vacinados contra a doença. O primeiro foco de 2022 foi na região do Tamanduá e o segundo no Rodeiozinho.

A raiva é fatal tanto aos seres humanos quanto aos animais e a melhor forma de prevenção é MANTER OS ANIMAIS VACINADOS.

Muitos produtores e tutores de animais de companhia deixam de vacinar os animais porque acreditam que a doença não existe mais na região. O que acontece é que, estando os animais vacinados, estes não se contaminam com a mordida do morcego, mas não significa que o vírus deixou de circular. A falta de vacinação faz com os casos voltem a aparecer, colocando em risco o rebanho e a saúde pública.