ABRIL VERDE 2022

 

Publicado em: 28/04/2022 13:28 | Fonte/Agência: Sec. de Saúde | Autor: Sec. de Saúde

Whatsapp

 

O mês de abril foi adotado como mês de conscientização sobre a prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho em razão de duas datas importantes: Dia Mundial da Saúde (7) e Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28).

O dia 28 de abril foi instituído por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

No Brasil, em maio de 2005, foi sancionada a Lei nº 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Já o Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948. A data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde.

 

Neste ano de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde de Balsa Nova, através da Vigilância em Saúde do Trabalhador, abordará o tema

 

LER/DORT: LESÕES CAUSADAS POR FATORES OCUPACIONAIS

 

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são um conjunto de doenças que atingem estruturas como músculos, tendões, nervos e líquidos articulares, sendo causadas, desencadeadas ou agravadas por fatores presentes nos locais de trabalho.

Todos os anos, as LER e DORT acometem um grande número de trabalhadores no Brasil e no mundo, e o número de casos vem crescendo todos os anos nas últimas décadas.

 

 

 

CAUSAS MAIS FREQUENTES DE LER/DORT NO BRASIL EM 2021

FONTE: CGSAT/MS/2022 - https://colaboradsaste.saude.gov.br/course/view.php?id=24

 

Os principais fatores ocupacionais que contribuem para o surgimento de LER e DORT são: movimentos repetitivos, ritmo de trabalho intenso, móveis e equipamentos incômodos, postura inadequada, falta de tempo para ir ao banheiro, cobrança contínua por produtividade, exposição ao frio e exposição a vibrações. Doenças crônicas e condições psicológicas desfavoráveis também contribuem para o aparecimento das LER e DORT.

Os locais mais comumente comprometidos por LER e DORT são a região cervical, ombros, cotovelos, punhos, mãos, região lombar e joelhos.

Os principais sintomas são: dor, sensação de peso e cansaço, formigamento, fisgadas, alteração de sensibilidade e fraqueza muscular. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e, por isso, é muito importante saber o tipo de atividade que a função de cada um exige e como ele está sendo executado. Esses sintomas vão surgindo lentamente, podendo vir isolados ou simultaneamente. Com o passar do tempo, intensificam-se e podem até incapacitar para o trabalho, provocando dificuldades na realização das tarefas diárias, tais como afazeres domésticos, higiene pessoal e alimentação.

Em caso de suspeita de LER e DORT, deve-se procurar um médico logo no início de qualquer desconforto. O diagnóstico e o tratamento precoces evitam que as lesões evoluam e se tornem crônicas, necessitando de tratamentos mais agressivos e até mesmo cirúrgicos.

A prevenção de LER e DORT consiste em um adotar um conjunto de medidas no sentido de organizar e executar o trabalho, buscando eliminar os fatores predisponentes. Algumas dicas importantes são:

Conhecimento das tarefas e controle do ritmo de trabalho pelo trabalhador;

• Rodízio de atividades, evitando permanecer muito tempo na mesma posição ou executando movimentos repetitivos;

• Realizar pausas para descanso durante a jornada de trabalho, permitindo a recuperação do corpo;

• Controlar a temperatura, ruídos, iluminação e outros fatores externos que possam ser fontes de agressão à saúde;

• Adequação do mobiliário e equipamentos de trabalho, permitindo posturas confortáveis e ergonômicas ao trabalhador;

• Criação de oportunidades de realização de exercícios físicos e alongamentos dentro e fora do ambiente de trabalho.

 

LER e DORT: não espere a dor se agravar!

 

Fonte: https://www.ssisaude.com.br/Blog/post/ler-dort