Atividades da Educação em Setembro

Publicado em: 01/10/2021 15:00 | Fonte/Agência: Sec. de Educação, Cultura e Esporte | Autor: Sec. de Educação, Cultura e Esporte

No mês de setembro a Secretaria Municipal de Educação de Balsa Nova participou de encontros e formações na área da Educação Especial, entendendo que estes momentos são de extrema importância para o aprimoramento do Atendimento Educacional Especializado.

A Secretária de Educação de Balsa Nova, Indianara Mello Leal Scmidt, Equipe Pedagógica e Profissionais da Secretaria de Educação, foram recebidas pela Secretária de Educação de Campo Largo, Dorotéa Stoco, juntamente com a Diretora Margarete e a Equipe Educacional do CMAE - CENTRO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO.

A visita teve o objetivo de trocar experiências, bem como fundamentar os estudos que o a Secretaria vem realizando, para aprimorar e ampliar o atendimento dos alunos da Educação Especial.

Neste mesmo olhar de comprometimento com a Educação Especial Secretaria participa do Fórum de Gestoras da Educação Especial – FORGEE que vem para somar nos atendimentos. O FORGEE oportuniza encontros presenciais ao menos em 04 momentos durante o ano letivo, e neste ano está acontecendo de forma online, para que os Municípios da Região Metropolitana possam trocar experiências sobre os atendimentos da Educação Especial, as práticas entre os profissionais bem como discutir normativas que os regem, contando também com a participação de Profissionais do Núcleo Regional de Educação - NRE.

A Secretaria Educação, participou através da Pedagoga Rosimeri Kellner do VII Fórum Intermunicipal de Educação: A Educação Especial em Foco: A atuação da Educação Especial em tempos de Pandemia, mediando de forma on-line alguns dos momentos entre os profissionais da Educação Especial dos Municípios da Região Metropolitana.

Dando sequência aos trabalhos a Secretaria de Educação recebeu as Profissionais Siana e Joleandra representantes da Educação Especial no NRE com a pauta, “Análise e a interpretação das avaliações psicoeducacionais para garantir o encaminhamento e atendimento adequado aos estudantes da Modalidade Educação Especial.

A Secretaria de Educação em parceria com Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual – CAP Curitiba oferta aos profissionais da educação (Salas de Recursos Multifuncionais, Classes Especiais, Escola Especial bem como Instituições de Ensino com demanda) o Curso de Braile no 2º semestre de 2021 estendendo-se até o 1º semestre de 2022, com vistas a um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente. A parceria é de grande importância tendo em vista o atendimento a demanda do Município.