AGOSTO DOURADO

Publicado em: 10/08/2020 15:31 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

AGOSTO DOURADO

O mês de agosto é conhecido como AGOSTO DOURADO por simbolizar a luta pelo incentivo à AMAMENTAÇÃO. A cor dourada está relacionada a definição dada pela Organização Mundial de Saúde ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

O Agosto Dourado foi instituído no Brasil por meio da Lei 13.435 durante a 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno no ano de 2017.

Este ano o tema da Campanha é: “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável. ” O tema se concentrará no impacto da alimentação nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de apoiar a mulher que amamenta, proporcionando melhores condições de saúde para todos os seres vivos.

Há cerca de 20 anos, na primeira semana de agosto, acontecem ações no mundo todo dedicadas ao incentivo à amamentação. São ações que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade.

A amamentação só traz benefícios ao bebê e à mãe. Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes tipo II e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.

Estudos mostram que crianças e adolescentes que foram amamentados tem melhor desempenho em testes de inteligência, assim como maior escolaridade.

Mulheres que amamentam também tem menor risco de desenvolverem câncer de mama, ovário e endométrio.

A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, (músculos, ossos e dentes), desenvolvimento da fala e tenha uma boa respiração. Além de tudo fortalece o vínculo mamãe –bebê, beneficiando o emocional de ambos.