Secretaria de Promoção Social apóia projeto E-Wise da UFPR

 

Publicado em: 17/10/2011 13:46

Whatsapp

 

                      

            O projeto tem como objetivo identificar os hábitos de consumo de água e energia nas habitações de interesse social. Também é do nosso interesse entender a percepção que as pessoas de baixa renda têm de fontes alternativas de água e energia.
OBJETIVOS
1) Estimular e medir consumo de água e de energia por categoria de equipamentos e usos finais em HIS;
2) Levantar indicadores de consumo de água e de energia em HIS;
3) Levantar custos, perfil e hábitos de consumo de energia e água e percepção de uso de fontes alternativas em HIS;
4) Desenvolver métodos e rotinas de tratamento e gestão de dados;
5) Melhoria da confiabilidade de medidores de água: influência da presença de ar nas redes.
                    A equipe da UFPR visitou no dia 16/08 Balsa Nova com o intuito de selecionar a comunidade em que irá ser realizada a Survey. Participaram da visita o professor Aguinaldo, Dino, Carolina e Letícia.
                     Foram visitadas duas comunidades, uma com famílias estabelecidas já a mais de dez anos e outra estabelecida a menos de cinco anos, sendo que nesta algumas das casas teriam famílias morando a pouco mais de um ano no local. Na comunidade com mais de dez anos é perceptível a melhora da qualidade de vida, conseqüência do provável aumento da renda das famílias. Estas famílias já estabelecidas a mais de dez anos estariam agora com renda mensal acima de três salários mínimos, não condizendo com os requisitos da Survey. Desta maneira, a Survey será aplicada na comunidade com famílias a menos de cinco anos no local.
No dia 29/8 um grupo de pesquisadores do Núcleo de Design e Sustentabilidade (NDS) da Universidade Federal do Paraná retornou ao município de Balsa Nova aplicar o questionário sobre hábitos de consumo de água e energia.
                     Durante o dia, foram aplicados questionários em 33 casas da comunidade de Mirante do Iguaçu.
                    Esta pesquisa contou com a participação de 12 pessoas, sendo 2 intercâmbistas da Alemanha. Antes de aplicar, todos se reuniram para ler o manual de instruções do questionário e fazer o planejamento de como seriam feitas as entrevistas nas casas. Decidiu-se que a entrevista seria feita em duplas.
                   Segundo a coordenação do Projeto durante a entrevista, foi possível inicialmente perceber algumas peculiaridades, dúvidas e problemas dos moradores com relação ao seu consumo de água e energia. Como por exemplo:
- A maioria dos entrevistados tinha na memória o valor da sua conta de água e de energia;
- Alguns moradores tinham dúvidas com relação aos valores apresentado na conta de energia e/ou água;
- Muitos não possuíam tarifa social (de energia e/ou água) e os principais motivos seriam: a falta de informação ou a falta de acesso à informação (por não saberem sobre a existência da tarifa ou por não saberem que poderiam e como poderiam utilizar esta tarifa) ou porque ultrapassaram o valor máximo de consumo permitido devido à dificuldade em controlar os gastos, deste modo, estariam excluídos do programa pelos próximos seis meses.
                  Alguns fatos curiosos também intrigaram os pesquisadores, como por exemplo, uma das residências não possuir geladeira e, no entanto, ser uma das poucas que teria um computador.
                 No sábado 03/09, pesquisadores do Núcleo de Design e Sustentabilidade (UFPR) voltaram ao Conjunto Habitacional Mirante do Iguaçu em Balsa Nova para finalizar a aplicação dos questionários.
                 Nesta visita, foram entrevistadas mais 4 casas totalizando 37 entrevistas das 87 moradias com possibilidade de aplicação. Alguns motivos levaram à dificuldade de aplicação dos questionários nas casas restantes, tais como: ausência dos moradores ou responsáveis, desinteresse dos moradores ou por famílias que não atendiam aos requisitos mínimos solicitados pelo projeto.
Após a aplicação dos questionários, os dados estão sendo tabulados para análise e definição dos perfis de consumo dos habitantes da Comunidade em Balsa Nova.
                Na última quarta-feira as assistentes sociais Edilene Lopes de Oliveira Kloeppel e Iara Reis Class participaram de um workshop junto com os integrantes do projeto visando construir e definir a metodologia para a nova fase do projeto.
Email para contato com o projeto E-Wise da UFPR: projetoewise@gmail.com