Reunião define prioridades para segurança alimentar em Balsa Nova

Publicado em: 23/08/2011 22:43

Representantes da sociedade civil e do governo participaram na última quinta-feira (11/08), no Centro de Convivência do Idoso, da I Reunião Ampliada de Segurança Alimentar de Balsa Nova.
           A reunião definiu prioridades do município para a área e elegeu seis delegados que irão representar o município na Conferência Regional de Segurança Alimentar que será realizada em setembro.
          O evento ainda contou com a palestra da Engenheira Agrônoma e Coordenadora do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana/regional de Curitiba – EMATER, Mary Stela Bischof, que fez um relato sobre os temas tratados nas Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional e sobre a atual situação da área.
            Ao final dos debates foram deliberadas as prioridades do tema para o município e eleitos os seguintes representantes de Balsa Nova:

Propostas Finais Aprovadas na Plenária

1 - Formação de grupo intersetorial do município com fórum permanente de SAN.
2 - Institucionalizar a integração entre secretarias para as ações em SAN.
3 – Capacitação dos profissionais para ações em SAN.
4 – Envolvimento dos agentes comunitários (ESF) na SAN.
5 – Implantação do SIM – Serviços de Inspeção Municipal.
6 - Implantação do PAA.
7 – Ampliação do PNAE.
8 – Ações de Educação Alimentar através das Escolas – alunos /professores e merendeiras - e comunidades – com ênfase nas famílias beneficiadas por Programas Sociais.
9 – Estímulo à produção orgânica.
10 – Estímulo à horta e pomar familiar.
11 – Reelaborar a função do horto municipal.
12 – Estímulo à comercialização local.
13 - Resgate da culinária típica local.

Delegados eleitos para participar da Conferência Regional em 16/09/11.

Governamental
- Melânica Fedalto - Prefeitura Municipal