O que fazer em Balsa Nova

Ecoturismo

ParqueManancial:Área de proteção do manancial do município onde são realizados projetos deconscientização ambiental para alunos da rede municipal de ensino, sendopossível também a visitação com passeio pelas trilhas e observação da flora eda fauna. 


Áreade Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana: Localizada no segundo planalto paranaense a APAda Escarpa Devoniana protege 70% da área do município envolvendo São Luiz doPurunã em sua totalidade.


Geoturismo- Iconofósseis Devonianos De São Luiz Do Purunã: O sítio geológico denominadoIconofósseis de São Luiz do Purunã localiza-se no alto da Escarpa Devoniana nosegundo planalto paranaense. O sítio está constituído por um afloramento daformação Furnas (Grupo Paraná), onde estão impressos, na rocha, atividadesbiológicas de invertebrados produzidas há aproximadamente 400 milhões de anos.O sítio geológico Iconofósseis de São Luiz do Purunã foi recentemente tombadopela Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná.


Turismo Cultural

Pontedo Rio dos Papagaios: Construída em dois arcos dealvenaria de pedra, cruzando o Rio dos Papagaios, na então chamada estrada doMato Grosso (atual BR - 277), que liga Paranaguá a Foz do Iguaçu. Sua execuçãofoi ordenada por Lamenha Lins e executada pelo engenheiro Monteiro Tourinho. Aponte é considerada um monumento de engenharia nacional e sua construção foiautorizada pelo Imperador Dom Pedro II. Em 1973 a referida ponte foi tombadapelo Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria da Cultura e Esporte doEstado do Paraná. Está localizada dentro do Recanto dos Papagaios.


Turismo de Aventura

Cicloturismo: Vários caminhos sãoutilizados para a prática de cicloturismo no município. Algumas empresasorganizam passeios, mas também é comum a realização de roteiros nos finais desemana organizados por grupos de amigos. O município também sedia etapas decampeonatos estaduais de Mountain Bike.


Cascading: Esta atividadeconsiste na descida de cachoeiras e cascatas, através da utilização de técnicasverticais e equipamentos de montanhismo. Várias agências especializadas deCuritiba e Campo Largo organizam passeios nas cachoeiras do município. 


Escalada: A APA da EscarpaDevoniana oferece diferentes setores para a prática desta atividade na Serra deSão Luiz do Purunã. Existem empresas especializadas de Curitiba e Campo Largoque atendem este segmento.


Turismo de Lazer, Sol e Praia

Recantodos Papagaios:Localiza-se as margens da Rodovia BR 277, entre os municípios de Palmeira eBalsa Nova. Suas áreas arborizadas contam com estruturas de lazer e piscinasnaturais formadas pelo represamento das águas do Rio dos Papagaios. O local émantido pela concessionária da rodovia Caminhos do Paraná.


Recantodos Arcos: Nolocal fica a famosa Cachoeira do Alemão. Localizado na região dos Campos Históricos do Tamanduá éo único camping da região. Temchurrasqueira, piscina, lanchonete, cachoeira, sala de jogos e pescaria. Épossível passar o dia utilizando a estrutura do local.


Turismo de Negócios e Eventos

Festado Milho: Éa festa mais popular do município, sendo realizada nos últimos anos entre aúltima semana de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro no Centro deEventos. A duração da festa geralmente é de três dias e é realizada paracomemorar o aniversário do município e a colheita do milho. Na abertura dafesta é escolhida a Miss Balsa Nova e em todas as noites são realizados showscom artistas da região e de projeção nacional.


CimentoItambé: Fornece produtos para construtoras,revendedores, concreteiras, indústrias de artefatos de cimento e defibrocimento, da Região Sul do Brasil. A Itambé abre as portas de suafábrica para visitas técnicas. O objetivo é apresentar as suas instalações etodas as etapas do seu processo de fabricação. De segunda a sexta-feira, das 9hàs 16h. São aceitas visitas de Clientes, estudantes universitários deEngenharia Civil ou de Arquitetura e dos cursos Técnico em Edificações eTecnologia em Concreto, da Região Sul do Brasil. O grupo para as visitas deveser de no máximo 20 pessoas. Aproximadamente duas horas, com acompanhamento deprofissionais da Assessoria Técnica, sendo imprescindível agendamento prévio.


Ingredion Brasil: Pioneira, no Brasil, na conquista da certificação ISO 22000 – que trata da segurança dos alimentos– e segunda no mundo, esta unidade industrial processa diferentes tipos demilho. E além do mercado local, a unidade também exporta para diversos paísesnos cinco continentes. Na planta estão instaladas modernas linhas de produçãode amidosmodificados de última geração paradiversas aplicações; além de dextrinas, xaropes de glucose e de alta maltose.


Turismo Religioso

Capelado Tamanduá:Localizada na região dos Campos Históricos do Tamanduá, a Capela de NossaSenhora da Conceição do Tamanduá é tombada pelo Patrimônio Histórico eArtístico do Paraná, é a segunda igreja católica do Estado. Foi construídapelos frades carmelitas, por volta de 1709 e reformada em 1730. Sua construçãoé simples e em seu interior existem objetos sacros da época. É cercada pormuitos mistérios e lendas. Uma vez por mês é celebrada a missa de domingo paraos moradores e visitantes que estiverem pela região.


Turismo Rural

CaminhadaInternacional da Natureza de Balsa Nova: é um eventoidealizado pela Confederação Brasileira de Caminhadas epela Federação Internacional de Esportes Populares, realizado em Balsa Novapela Associação de Artesãos, Emater e Prefeitura. Os circuitos de caminhada deBalsa Nova acontecem entre março e novembro nas seguintes localidades:

Março –Circuito Luar do Purunã;

Junho –Circuito Caminhos do Bugre;

Setembro –Circuito Caminhos do Manancial;

Novembro– Circuito Campos Históricos do Tamanduá.


PousadaParque São Luiz do Purunã: Tem como atividades: costela de chão, riachos,cachoeiras, meditação, arvores, balanças, pescaria, energização, piscinas,cascatas do Purunã, grupo de danças folclóricas, eventos especiais, piscinanatural, futebol, bicicletas, cavalgada, caminhada no riacho, rede terapia,aventura e amoras silvestres. 


HotelFazenda Pousada Cainã: Primeira pousada da região, possui campo defutebol, piscina, sala de jogos, aulas de equitação, aluguel de cocheiras ecavalgadas. O restaurante Caminho das Tropas abre de sexta-feira a domingo paracafé da manhã, almoço e jantar (mediante reservas). Aos domingos é servida atradicional Costela do Imperador.


PousadaCristal do Horizonte:Localizada na região dos Campos Históricos do Tamanduá , tem chalés comlareira, banho de rio e cachoeira, caminhadas e passeios a cavalo. Também alugacocheiras. O restaurante Vó Matilde abre aos sábados e domingos (mediantereservas). Todo domingo é servida a tradicional costela fogo de chão e noprimeiro domingo do mês o cardápio inclui carneiro assado.


Pousada Pontarolla: A pousada conta com umacancha de rodeio, lagos para pesca, mini zoológico, cancha de tênis, campos defutebol e vôlei, piscina térmica e sauna. Aberto ao público aos sábados edomingos.


Rancho Ventania:  O local é ponto de encontro de quem fazcavalgadas. O local não atende como pousada, mas organiza cavalgadas, alugacocheiras e faz doma de cavalos.


PousadaGileade: APousada Gileade é uma chácara de eventos e de lazer, que contém chalés parapassar momentos de bem-estar, de descanso ou simplesmente de lazer. Situada noDistrito do Bugre a pousada possui infraestrutura festas, churrascos, encontrose retiros.


Pousada Varshana: Com vistapara o Cânion da Faxina, a pousada tem a proposta de ser um “spa da mente”. Compiscina aquecida, ôfuro, salas de massagens, trilhas, sala de jogos e TV. Aos sábados o cardápio do restaurante incluifeijoada no almoço e massas no jantar. Aos domingos serve strogonoff e salmãono almoço.