Comunicado Vigilância Sanitária

 

Publicado em: 04/08/2021 15:25 | Fonte/Agência: Sec. de Agricultura e Meio Ambiente | Autor: Sec. de Agricultura e Meio Ambiente

Whatsapp

 

Comunicado Vigilância Sanitária

Comunicado Vigilância Sanitária

Devido aos focos recorrentes de Raiva em Herbívoros no Munícipio de Balsa Nova, a Secretaria Municipal de Saúde e a Adapar, RECOMENDAM que os proprietários vacinem seus animais contra a doença.

Lembramos os produtores rurais que TODOS os bovinos, bubalinos, equinos, muares, asininos, ovinos, caprinos e suínos devem ser vacinados.

A raiva é uma doença fatal, transmissível ao homem, e é endêmica no estado do Paraná. A vacina é de baixo custo e eficaz para a prevenção da doença. A vacinação dos animais pode ser feita a partir dos 3 meses de idade, com um reforço após 30 dias e revacinação anual.

Os animais suspeitos de raiva mudam o comportamento, podendo apresentar salivação abundante, dificuldade para engolir, ranger de dentes, dificuldade de locomoção progressiva, movimentos desordenados de cabeça e de pedalagem, paralisia dos membros e morte súbita.

No caso dos animais de produção, a raiva é transmitida pelo morcego hematófago. Quando os morcegos estão acometidos pelo vírus também apresentam comportamento anormal, podendo ser encontrados voando de dia ou caídos.

Os animais produção e os morcegos suspeitos de raiva não devem ser manipulados e a unidade da Adapar mais próxima, assim como a Vigilância Sanitária, devem ser comunicadas para o atendimento que é feito por profissionais preparados, vacinados e com o uso de equipamentos de proteção individual.

Em caso de contato com animais suspeitos, procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.

Embora os focos confirmados de raiva no município tenham ocorrido em bovinos e equinos, recomenda-se, também, que a vacinação de cães e gatos contra a doença seja mantida em dia, com aplicação da primeira dose a partir de 3 meses de idade e revacinação anual.

ADAPAR: 3393-3675

VIGILÂNCIA SANITÁRIA: 3636-1683 / 3636-1714