Setembro Amarelo

Publicado em: 02/10/2019 11:44 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

No mês de Setembro a Prefeitura Municipal de Balsa Nova, através da secretaria de Saúde e do NASF – Núcleo de Apoio da Família - promoveu o programa SETEMBRO AMARELO, com uma série de eventos para ações de conscientização da população sobre os problemas relacionados com o suicídio. O evento: UM ALERTA PARA A VIDA! aconteceu nas Unidades de Saúde, com uma rodada de conversa reunindo os profissionais de saúde, onde foram enfatizados os sintomas relacionados com a ideação, planejamento ou tentativa de suicídios, bem como os dados locais e internacionais sobre o tema.

Também foram realizadas rodadas de conversas com mais de 500 ALUNOS DAS Escolas Públicas estaduais, sensibilizando as crianças e adolescentes para o problema social que isto acarreta, e os cuidados necessários nas relações de cada um com os problemas da solidão e da depressão que são apontados como as causas mais comuns dos episódios suicidas.

No sábado, dia 28, também foi realizado um encontro aberto ao público, no campo de futebol municipal para uma diálogo franco sobre os problemas do sofrimento das pessoas que procuram a morte como uma solução definitiva. Os profissionais da saúde estendem as mãos para o acolhimento das pessoas que se sentem solitárias ou deprimidas, entendendo que a prevenção é a melhor solução para evitar-se os episódios suicidas em nossas casas.

“FALAR É AMELHOR SOLUÇÃO”

Psicólogos: Edson e Josimari