Conscientização de alunos de Balsa Nova

Publicado em: 11/04/2019 13:56 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

Alunos do 5º ano da  Escola Municipal  Dr. Mario Faraco, juntamente com a Professora Maria e a diretora Ozana, participaram nesta terça-feira (10/04) de uma visita monitorada ao aterro sanitário de Balsa Nova e Barracão da Reciclagem. O objetivo foi promover a sensibilização dos alunos com relação ao consumo consciente e descarte correto dos resíduos.

A visita  contou com o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente, e da Presidente da Associação de Materiais Recicláveis de Balsa Nova, Luciele Rigloski. Na visita foram abordados vários temas como o descarte irregular e vida útil  do Aterro Municipal, a coleta domiciliar, os resíduos de saúde gerados pela comunidade, lixo eletrônico, entre outros.

Luciele alertou que todo resíduo reciclável do município que é coletado, somente 30% é separado corretamente pela população, o que dificulta a formação da renda dos 07 trabalhadores catadores, alem de trazer danos a curto e longo prazo para o meio ambiente.

Fez importante destaque para que os remédios e seringas, tanto de animal e humana, não sejam descartados no lixo reciclado, porque pode ocasionar riscos a saúde dos coletores e recicladores, e sim, descartar nas unidades de saúde do município

Portanto, solicitamos que a população balsanovense colabore com a separação correta do lixo doméstico.

O homem, com sua inteligência capacidade, é o único animal que consegue destruir a sua própria casa e seu ambiente. Entretanto, busca se o porque para uma irracionalidade tão grande, diante tanto desastres ambientais que estão ocorrendo no planeta – publicou a secretária.