Balsa Nova recebe caminhão para a coleta de lixo

Publicado em: 18/02/2019 14:25 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

Um caminhão destinado à coleta seletiva de lixo foi entregue em Balsa Nova na última semana. A contemplação vem por meio do Programa Reciclo Paraná, programa pioneiro no Brasil, que abrange um sistema integrado de coleta seletiva do lixo, separação e destinação de recicláveis para gerar renda a associações e cooperativas de recicladores.

O caminhão é composto por coletor com movimentação de carga retilínea, descarregamento mecânico em nível, dotado de tanque coletor de óleo de fritura, coletor de vidros além de plataforma retrátil de apoio na traseira para os trabalhadores da coleta.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, o novo caminhão vai fortalecer a política municipal de gestão integrada de resíduos sólidos. “A partir deste equipamento vamos melhorar e qualificar a coleta de lixo no nosso município”, ressaltou a secretária. O Sistema Integrado de Coleta Seletiva, além de promover a preservação do meio ambiente e se preocupar com a saúde pública, é inovador no que tange a sustentabilidade dos recicladores e conscientização da população através da educação ambiental.

MATERIAL RECICLÁVEL – IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZACAO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO

-Esse lixo deve ser separado, acondicionado em sacos plásticos e colocado para coleta em local onde os animais não possam alcançá-lo, evitando que esse lixo seja espalhado pelas ruas.

- O lixo jogado pela janela do carro ou ônibus entope bueiros e suja a cidade. Cada pessoa deve ser responsável pelo lixo que produz, guardando-o durante o trajeto e depois jogando esse lixo em local adequado.
-Obedeça aos horários do caminhão coletor. O lixo colocado na rua com muita antecedência atrai animais e insetos que causam doenças.

- Importante que a população acondicione o lixo em sacos separados entre o orgânico e reciclável para agilizar e facilitar o trabalho das coletas.

Seja solidário com o Meio Ambiente e mantenha nossa cidade Limpa!!!!!!