UAPSF Elizabethe Nascimento de Balsa Nova faz adesão ao Selo Bronze

Publicado em: 11/12/2017 10:13 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

A Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família (UAPSF) Elizabethe Nascimento do Centro de Balsa Nova, fez adesão ao Selo Bronze no início do ano, a avaliação foi realizada pela secretaria de Estado da Saúde no último dia 07. A Premiação acontece no próximo dia 20 às 14h em Curitiba.

O que é?

O processo de TUTORIA na APS foi implementado no Estado do Paraná com o objetivo de apoiar as equipes de Atenção Primária em Saúde, estabelecendo padrões e protocolos, organizando processos de trabalho com vistas a garantir a segurança do usuário e da equipe, o gerenciamento de processos e a melhoria dos indicadores de saúde da população.

A tutoria é a segunda etapa da vertente de capacitação do programa Apsus, de qualificação da Atenção Primária à Saúde. Na primeira fase, o Estado realizou nove oficinas temáticas sobre diretrizes importantes da política estadual de saúde, com a capacitação de mais de 38 mil profissionais de todas as regiões do Paraná.

A Secretaria de Estado da Saúde definiu um Instrumento para avaliação da Qualidade da APS o qual contempla três níveis e, para que a Unidades de Saúde sejam contempladas com o selo de qualidade (Bronze, Prata e Ouro), passam por uma avaliação criteriosa que verifica mais de 100 itens, entre estrutura e processos de trabalho.

A tutoria é mais do que um processo de treinamento e de aconselhamento, inclui o processo socrático de desenvolver competências no qual o tutor orienta, incentiva e desperta a motivação das pessoas sob sua responsabilidade. A concessão do selo é resultado deste trabalho. O processo de Tutoria na APS já está presente em 712 Unidades de 308 municípios paranaenses. Em 2017, a intenção é expandir para todo o Estado, com o apoio das 22 Regionais de Saúde.

Esta estratégia é uma ferramenta que visa contribuir com as equipes de saúde, revendo conceitos e sugerindo mudanças no processo de trabalho. A garantia da excelência da atenção, através do Selo de Qualidade, além de ser um grande desafio, é um compromisso que impulsiona a consolidação e o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde no Paraná.