Você se mexe e o mundo mexe junto

Publicado em: 25/05/2011 16:31

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, nos anos 80, e é difundido mundialmente pela TAFISA (The Association of International Sport for All - entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha), realizado no Continente Americano pelo SESC/SP (Serviço Social do Comércio, Administração Regional no Estado de São Paulo), com apoio da FEPADET (Federação Pan-Americana de Esportes para Todos) o Dia do Desafio é um movimento de incentivo à prática da atividade física para melhoria da qualidade de vida.
             O objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância da vida ativa e tem como motivação uma competição entre cidades. É um evento anual, que acontece mundialmente na última quarta-feira do mês de maio.
             Um sorteio eletrônico determinará as parceiras entre duas ou três cidades da mesma categoria. As regras para determinação das categorias das cidades são as seguintes: No Brasil, são considerados os dados do IBGE Censo - População de 2010 - disponíveis no site: www.ibge.gov.br/cidadesat. Nos demais países, serão utilizados os dados de população fornecidos pelas Prefeituras ou outros organismos oficiais do governo.
              Neste ano Balsa Nova concorreu com a cidade do México: Huamuxtitlan e a vizinha Campo Largo se exercitou contra a Boliviana Quillacollo. Em Balsa Nova todo mundo se movimentou, incluindo Grupos da Melhor Idade e alunos da Escola de Educação Especial.
               O prêmio para a cidade vencedora é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e a adesão ao Dia do Desafio demonstra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável. Todas as cidades participantes receberão o Troféu de Mérito Comunitário de Participação pela realização do Dia do Desafio 2011.