Premiação do Projeto ‘Veterinário Mirim 2015” de Balsa Nova

Publicado em: 16/09/2015 10:41

A Prefeitura de Balsa Nova, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na última sexta-feira (11), a Premiação do projeto “Veterinário Mirim 2015”, no Parque Manancial da Cidade. Segundo o Prefeito Luiz Costa tal iniciativa é de extrema importância para a formação de cidadãos conscientes, “acredito que tratando de assuntos importantes com nossas crianças, podemos incentivar e mudar o pensamento de uma casa toda”, disse Costa.

O Veterinário Mirim iniciou este ano, e tem como objetivo principal despertar a conduta consciente com relação à guarda responsável de animais, além de estimular a difusão de informações através dos veterinários mirins. Ao término dos trabalhos com os alunos, as escolas inscritas participaram do “Concurso Veterinário Mirim 2015”.
               Esse projeto será realizado todo ano, e é parte do programa dos 4 pilares da proteção Animal, sendo - 1. Educação em guarda responsável, 2. Esterilização 3. Combate ao Abandono e 4. Adoção de animais esterilizados - proposto pela veterinária Renata Sotomaior, funcionária da SMAMA, baseado nos estudos do médico veterinário Alexander Welker Biondo, diretor do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba.
                   “A participação dos alunos é de vital importância para o processo de sensibilização da população, visto que os mesmos se tornam agentes multiplicadores e envolvem os pais, parentes, amigos e vizinhos”, explica a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jucélia Leal Ferreira.
                    Além do Prefeito e da Secretária, estavam também presentes na premiação: a esposa do Vice-Prefeito Simone Portela Franco Durau, o Vereador Benedito Karachinski, colaboradores da secretaria e da Prefeitura, além das diretoras as escolas participantes.

Veterinário Mirim
                  Além de aprender sobre guarda responsável, bem-estar animal e zoonoses (doenças que podem ser transmitidas pelo animal ao homem) os alunos também participaram do concurso Veterinário Mirim, através de desenho e frase sobre o tema, que este ano foi “ Para ser um Veterinário Mirim, não posso abandonar quem gosta de mim”. No evento, além das premiações, tivemos a apresentação teatral “ O Cachorro do Menino” da Casa da Criança.