Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem promove Audiência Pública para regulamentar o Grupo R20

Publicado em: 01/09/2015 16:18

Na última quinta-feira (27), a representante da Secretaria de Meio Ambiente de Balsa Nova, participou da Audiência Pública para a regulamentação dos trabalhos do Grupo R20, criado pelo Decreto Estadual nº 8.656/2013, com o objetivo de fazer a gestão associada dos municípios paranaenses na implementação da política nacional e estadual de resíduos sólidos.

A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa, em Curitiba, e foi promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem e reuniu representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Governo do Estado, de 37 prefeituras, dos deputados e de indústrias.
                   Na ocasião, a representante dos municípios integrantes do R20, Walquiria Menna, explanou sobre o histórico do grupo, que teve início em 2009 com o nome G22 e foi criado pelo coordenador estadual de resíduos sólidos da época, Laerty Dudas. Explicou que se trata de um grupo de trabalho formado por técnicos e secretários das prefeituras das 20 regiões do Estado para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. Apresentou resultados positivos que as cidades do Estado, inclusive Campo Largo, alcançaram através desse grupo, dentre os quais: promoção da educação ambiental através da formação de alunos e professores como multiplicadores ambientais; doação de equipamentos e capacitações aos catadores de materiais recicláveis; doação de caminhões para a coleta seletiva; investimentos em infraestrutura para barracões de reciclagem; programas de logística reversa para resíduos especiais como pneus, embalagens de óleo lubrificante, óleo de fritura, eletroeletrônicos, e outros. Finalizou informando sobre a dificuldade de continuidade dos trabalhos, devido às transições de governo: “Em 2011, o G22+1 foi extinto, e retornou aos trabalhos somente em 2013, com o retorno do coordenador, Laerty Dudas”, e informou da necessidade de uma regulamentação que garanta perpetuidade nas ações.
                 Na reunião a frente parlamentar, através do representante, Carlos Garcez, apresentou uma minuta de resolução para regulamentação do R20, que será encaminhada ao secretário estadual de meio ambiente para aprovação imediata. O objetivo da frente é articular iniciativas e atividades do Parlamento com as ações que vem sendo implementadas pelos agentes da cadeia de reciclagem do estado.
                     Também foi apresentado um projeto piloto do Sindibebidas, através do qual serão instaladas 6 cooperativas de catadores no Estado, para que as associações comercializem seus materiais em rede e, assim, obtenham melhores preços nas vendas, gerando maior renda aos catadores.
                        Além do município de Balsa Nova, também participaram do encontro representantes das prefeituras de Apucarana, Arapongas, Araruna, Cafelândia, Cambará, Cambé, Campina Grande do Sul, Colorado, Corbélia, Carambeí, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Irati, Itaperuçu, Ivaiporã, Japira, Lapa, Londrina, Luiziana, Marechal Cândido Rondom, Marialva, Nova Esperança, Palmeira, Paranavaí, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Negro, São João do Ivaí, São José dos Pinhais, Tamarana, Telêmaco Borba,Ubiratã, Wenceslau Braz.

GRUPO R20

O Grupo R20 foi criado pelo Decreto Estadual 8656/2013 e se trata de um grupo de trabalho técnico com o objetivo da gestão associada dos municípios paranaenses na implementação das políticas de resíduos sólidos, envolvendo Educação Ambiental, Coleta Seletiva e Inclusão Social de Catadores, Logística Reversa e Responsabilidade Compartilhada, Pesquisa, Ensino e Extensão, Disposição Final de Rejeitos e Consórcios.

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA CADEIA PRODUTIVA DA RECICLAGEM
                      Por proposição da Dep. Maria Victoria (PP), requerimento prot. nº 2542/2015 - DAP, apresentado na Sessão Plenária de 18/05/15. Constituída pelo Ato do Presidente nº 16/2015, publicado no DOA nº 871, de 26/05/15. Maria Victoria – Coordenadora;Alexandre Guimarães; Bernardo Carli; Chico Brasileiro; Claudia Pereira; Cobra Repórter; Dr. Batista; Felipe Francischini;Fernando Scanavaca; Gilson de Souza; Guto Silva; Marcio Nunes; Nelson Justus; Nelson Luersen; Paranhos; Paulo Litro;Pedro Lupion; Rasca Rodrigues; Requião Filho; Schiavinato;Tercílio Turini; Tião Medeiros.