Doação de sangue

 

Publicado em: 23/02/2011 10:25

Whatsapp

 

          Quem deseja praticar um ato de solidariedade, doando sangue, terá a oportunidade de fazê-lo próximo de sua cidade. Dia 22 de março o Hemepar trará até Campo Largo um ônibus equipado para os procedimentos que ficará estacionado na Praça do Museu.
           Alguns requisitos devem ser cumpridos para quem deseja realizar a doação. É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e peso superior a 50 quilos, estar bem alimentado e evitar alimentação gordurosa. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e mulheres, a cada 90. 
            Existem alguns impedimentos para se realizar a doação. Os doadores não podem apresentar gripe ou febre, gravidez ou estarem amamentando, cirurgias recentes e comportamento de risco com relação a doenças sexualmente transmissíveis.
            É importante que os dados prestados na pré-avaliação da doação sejam verdadeiros. A doação de sangue não deve ser utilizada para diagnóstico de qualquer doença, como o HIV, por exemplo, já que o mesmo tem janela imunológica de três meses até que os exames detectem o vírus.
             Se sua saúde permitir, compareça. É um ato simples que beneficia a todos.