Festa do Milho é tradição em Balsa Nova desde 1994

Publicado em: 20/01/2011 13:43

A tradicional Festa do Milho de Balsa Nova a cada ano ganha mais novidades. O evento tem o intuito de comemorar a emancipação política da cidade, que neste ano chega a seus 50 anos no dia 25 de janeiro. Conhecida como cidade criança, Balsa Nova está na idade adulta com um grande potencial de desenvolvimento na indústria e turismo, além é claro da principal atividade econômica da região, a agricultura.
          “Balsa Nova tem um grande potencial turístico e várias indústrias têm o interesse de se instalar em nossa cidade”, disse o secretário de Indústria Comércio e Turismo Itaboraí Cordeiro. Segundo o secretário a festa do milho sempre foi prestigiada por pessoas de diversas cidades, “é o momento de mostrarmos nossa cidade”, afirmou o secretário que acredita que com a festa novos turistas têm a curiosidade de conhecer as belezas de Balsa Nova. Para Cordeiro a festa reafirma também a responsabilidade que temos com a agricultura.
          Na primeira edição da Festa do Milho tivemos a participação da banda Cravo e Canela, que foi a sensação na época. Em outro ano Jair Supercap Show animou a cidade com um grande baile. Vários artistas já passaram pela cidade, a banda New York já esteve no palco da festa. Não podemos esquecer da banda campolarguense Dama de Paus e do grupo de pagode de nossa cidade que divertiram os participantes em edições passadas da Festa do Milho.
         Segundo o prefeito Dinho Costa, que foi quem incluiu a Festa do Milho no calendário de festividades da cidade, a principal meta de tal evento, além de comemorar o aniversário de Balsa Nova, é mostrar nosso município. “Desde a primeira edição tentamos trazer bandas de nível estadual e nacional atraindo assim mais pessoas”, afirmou o prefeito. Costa garante também que esse é o momento de mostrar os talentos que estão escondidos dentro de Balsa Nova e movimentar a indústria “que não polui”, o turismo. “Muitos não conhecem nosso município, nossa região conta com vários pontos de beleza natural”, acrescentou Costa.
         Além das atrações musicais a festa conta com uma variada praça de alimentação, tendo a maioria dos alimentos como matéria prima, o milho. As crianças se divertem no parque de diversões montado ao lado dos palcos. Na ocasião nossos artesãos mostram seu trabalho a todos os presentes.
          Na festa também conhecemos a mais bela da cidade, o desfile da Miss Balsa Nova anima o primeiro dia das festividades. Edna Zanetti, Daniele Magatão, Laísa Barthe dentre outras já foram representantes de nossa cidade como Miss. A atual Damiane Ferreira é moradora do distrito do Bugre. No desfile muitas são escolhidas para participarem de outros eventos. Foi o caso de Fernanda Pacheco convidada pelos organizadores a participar do último Miss Paraná. “Foi uma experiência muito boa participar do Miss Balsa Nova, esse concurso me abriu outras portas”, disse Fernanda. Para ela foi a oportunidade de ser convidada a concorrer a nível estadual, “levei até Maringá o nome de Balsa Nova, foi bacana conhecer pessoas de todo o estado”, finalizou Fernanda.
         Este ano a secretaria de Indústria, Comércio e Turismo vai disponibilizar um stand com informações turísticas, artesanato e outras exposições.
          A Festa é esperada todo ano pelos moradores de Balsa Nova, os três dias são de animação na cidade. Sexta-feira do desfile e da primeira banda a se apresentar, sábado de diversas atrações durante todo o dia e a noite com o tradicional baile e domingo das atrações e do encerramento com um grande show. Em 2004 a festa também ganhou espaço adequado para ser realizada, o Centro de Eventos, localizado na Avenida das Indústrias, tem a infra-estrutura necessária para realização de tal evento.