Prevenção: única maneira de acabar com a AIDS

 

Publicado em: 17/12/2010 08:18

Whatsapp

 

         
         A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida no Brasil como AIDS, manifesta-se após infecção causada pelo vírus HIV no organismo humano. O vírus ataca o sistema imunológico, reduzindo a capacidade de defesa, deixando as pessoas suscetíveis a infecções oportunistas e outras doenças.
         Segundo o Ministério da Saúde, o número de infectados estabilizou ou entrou em queda nos grandes centros urbanos, mas aumentou nas cidades do interior. Também constata-seque o principal fator de transmissão da AIDS é o ato sexual desprotegido, uma vez que o uso de preservativos ainda é baixo.
         A meta do governo é diminuir o impacto da AIDS no Brasil. Temos, em nosso país, um modelo de tratamento da Síndrome que é referência para o mundo. Com o uso de antivirais os portadores de HIV passaram a ter expectativa de vida maior e com melhor qualidade. Muitas pessoas, atualmente, vivem com o vírus.
        O preconceito precisa ser enfrentado e toda informação é importante para prevenir e evitar a propagação da AIDS. A discriminação constitui, ainda hoje, a principal barreira para o combate da epidemia. Alguns mitos e medos levam as pessoas ao não diagnóstico do vírus. 
        Atualmente é possível relacionar-se com um portador do HIV, desde que sempre sejam utilizados preservativos, esses casais são chamados de soro discordantes, onde um é portador do HIV e outro não.
Procurar a orientação de um especialista da saúde é o primeiro passo, já que na internet há informações contraditórias. O período da janela imunológica (período que o exame não detecta o vírus), por exemplo, em alguns sites apontam para três meses, outros seis meses. Esse período da janela varia de organismo para organismo. O ideal é procurar auxilio de profissionais da saúde, para que se tenha um procedimento correto.
        A única maneira de se detectar a presença do vírus é através de testes de sorologia para HIV ou testes rápidos realizados após coleta de sangue. Os testes são feitos em laboratórios de saúde pública ou particular. Eles devem ser realizados em conformidade às instruções do Ministério da Saúde.
       Muitos também se preocupam com os sintomas, mas esses não se apresentam da mesma forma para todas as pessoas. Vale lembrar que o vírus pode demorar até 10 anos para se manifestar no organismo.
       Antigamente receber a notícia de que se tinha AIDS era uma sentença de morte. Hoje, os avanços da tecnologia, mesmo não se tendo ainda vacina ou cura, tornam possível viver normalmente. O melhor mesmo é prevenir, evitando o contato com o vírus e, qualquer dúvida, realizar os exames indicados, buscando o diagnóstico o mais rápido possível.