Serviço de Inspeção Municipal é regulamentado em Balsa Nova

Publicado em: 02/09/2013 14:54

Desde que foi publicado no Diário Oficial de 20 de agosto, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), está regulamentado em Balsa Nova. “Este serviço existe em todos os municípios e visa controlar a qualidade dos produtos de origem animal”, afirmou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente Jucélia Leal Ferreira, segundo ela elas os produtos são carnes, leites, queijos, ovos, embutidos, peixes e mel.
                 A Médica Veterinária da Prefeitura Renata Quichabeira, responsável pelo SIM, disse que este controle previne diversas doenças que podem ser transmitidas aos humanos através dos alimentos, “alguns exemplos bem conhecidos são a salmonelose, a cisticercose o botulismo”, disse a Veterinária. Segundo Renata os sintomas dessas doenças são vários e podem levar a óbito.
             O SIM registrará e fiscalizará os estabelecimentos que produzem, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, fracionam, preparam, transportam, acondicionem ou embalem produtos de origem animal e que tem seu comércio estritamente municipal. “Produtos comercializados em outras cidades dentro do estado são fiscalizados pelo Serviço de Inspeção do Paraná (SIP/POA)”, disse Renata.
                       Para a implantação do serviço no município a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente irá informar e orientar, por meio de reuniões que serão posteriormente agendadas e divulgadas, os produtores e comerciantes para que estes possam se adequar às novas regras. Os interessados podem, também, procurar desde já o serviço na Secretaria ou através do telefone 3636-1479 e no endereço eletrônico: parquemancial@hotmail.com, para ter maiores informações.