Luiz Costa participa de assinatura de cooperação técnica para um Espaço Cidadão

Publicado em: 22/08/2013 10:57

O Prefeito de Balsa Nova Luiz Costa, participou na última terça-feira (20), com o Governador Beto Richa, da assinatura de um termo de cooperação técnica para instalação de 1 Espaço Cidadão em Balsa Nova. Segundo o prefeito este espaço disponibilizará acesso gratuito à internet, “é um espaço que deve melhorar o conhecimento e a vida profissional de todos os balsa-novenses”, afirmou Costa. O prefeito aproveitou para agradecer o Governo do Estado em mais esta parceria em prol aos cidadãos.

Richa disse que ao ampliar o acesso ao conhecimento, o governo garante aos cidadãos paranaenses uma educação de mais qualidade. “Nesses espaços os alunos poderão fazer cursos e se qualificar para o mercado de trabalho. Educação profissional também é uma prioridade do nosso governo”, afirmou. Ele reforçou que é necessário investir em qualificação, pois o Paraná vive o maior ciclo de industrialização da história, com a criação de 160 mil empregos. “Mesmo os moradores de pequenos municípios terão opção de acompanhar os cursos e palestras transmitidos, via web, para todos os Espaços Cidadão instalados no Paraná”, disse o governador.

AÇÃO CONJUNTA - O programa é uma ação conjunta do Governo Estadual, prefeituras e associação de bairros, com a intenção de oferecer ao cidadão uma estrutura completa, com computadores e acesso à internet com fibra ótica da Copel. O Estado disponibiliza os cursos de capacitação, a internet e os computadores, além de oferecer assistência técnica para as unidades. Já a prefeitura municipal é responsável pele espaço físico, por divulgar o projeto e pelos monitores.

O secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, afirmou que os antigos telecentros foram transformados em espaços mais amplos, para que o cidadão possa ter a oportunidade de receber capacitação profissional. “Além de disponibilizar acesso à internet, hoje o cidadão paranaense tem a opção de assistir e participar de cursos e palestras gratuitamente, que são ministrados de forma presencial ou à distância”, disse o secretário. Os cursos de profissionalização são oferecidos pelo Sistema Senac (comércio), Senar (agricultura) e Senai (indústria) e Sebrae, Intel e Fundação Getúlio Vargas.