Proerd

Publicado em: 29/10/2010 11:53

O Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência formou, na última quarta-feira (27), mais 300 crianças das escolas municipais de Balsa Nova. A solenidade de formatura foi realizada no Centro de Eventos Pedro Besciak, com a presença de autoridades e dos pais dos alunos.
        O Proerd é um programa de caráter social e preventivo, posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido com alunos das quartas séries, uma vez por semana, em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas.
Formatura
        Prestigiaram a solenidade de formatura a prefeita em Exercício, Araci Aggio Gequelin, o prefeito licienciado Osvaldo Vanderlei Costa, o secretário da Educação, Cultura e Esportes, Renato Antonio Cecato e os vereadores Edson Poleto, Dirceu Leal, Benedito Karachinski e Marcos Zanetti.
        O prefeito licenciado, Dinho Costa falou sobre a importância do programa, no Município, para preparar as crianças para a vida na sociedade e alertá-las sobre o perigo das drogas. Lembrou que foi na sua gestão anterior, que o Proerd começou, no Município, porque acredita na capacidade de transformação, do programa e no trabalho desenvolvido pelos policiais militares, na prevenção ao uso de drogas.
        Também participaram do evento a soldado Daniele, o soldado Rogério, os sargentos Jacumasso e Luiz Carlos, professores e representantes do Proerd. Eles lembraram que através do livro do estudante Proerd, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica, em grupos cooperativos, onde as aulas são realizadas com atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades individuais, para que as crianças e jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. Essa formação é a base na qual os indivíduos se sentem seguros para evitar e afastar de si, qualquer ameaça ou pressão. Os alunos formados pelo Proerd sabem o perigo das drogas e como se livrar deles.
        Participaram do evento, as escolas Padre Boleslau Liana, dirigida pela professora Rosemari de Freitas Negrão; Prefeito Herculano Chimaleski, dirigida por Eroni Terezinha Garret; Irmão Rosalina, dirigida por Edir Cristina Bressan; Itambé, dirigida por Cleide Brieda; João Andreassa, dirigida por Josiane de Fátima Zanetti da Luz; Joaquim Ribas de Andrade, dirigida por Aurea Merchiori da Silva; Joaquim Rocha Soares e por Ana Paula Simião de Mattos e Mário Faraco, dirigida por Glaci Antonia Merchiori.
        O evento foi bastante concorrido, e muito elogiado pelos pais dos estudantes formandos.