1° Festival de Foguetes

 

Publicado em: 01/12/2023 10:46 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Balsa Nova

Whatsapp

 

No dia 25 de novembro, Balsa Nova celebrou com entusiasmo o seu primeiro Festival de Foguetes, um evento que reuniu crianças de diversas escolas para explorar o fascinante mundo da ciência e da inovação. O destaque ficou por conta do embaixador da NASA, Dr. Ravi, que não apenas inaugurou o festival, mas também inspirou os participantes com uma palestra motivadora sobre a importância de perseguir os sonhos.

Biografia do Palestrante:

 

 

 

 

 

RAVI MARGASHAYAM - EMBAIXADOR ESPACIAL DA BOA VONTADE

Atua como Docente (Orador Público e Embaixador Espacial da Boa Vontade) para o Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida. Em 2019, foi indicado pelos astronautas para o cargo de Embaixador do Sistema Solar do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, Califórnia. Em 2016, ele se aposentou oficialmente da NASA, após uma carreira estelar de mais de 28 anos. Ele foi a única pessoa de origem indiana a trabalhar nas duas plataformas de lançamento (Complexo 39A/39B), de onde a NASA enviou humanos para pousar na Lua. Ravi iniciou sua carreira na NASA como pesquisador de vibroacústica em 1989, seguido por engenheiro-chefe de sistemas de plataforma de lançamento e engenheiro de segurança de sistemas no programa do ônibus espacial. Mais tarde em sua carreira, ele ocupou um dos cargos mais altos na NASA, como copresidente do Ground Review Safety Panel (GSRP). Nesta função, ele supervisionou no solo, no lançamento e na segurança no espaço de todas as cargas úteis de agências espaciais como ESA, RSA, JAXA e CSA, indo para a Estação Espacial Internacional (ISS). Ele viveu de acordo com o lema – para que as COISAS CERTAS cheguem ao espaço com segurança, você precisa de PESSOAL CERTO e confiável no terreno.

Como membro da equipe do ônibus espacial e da ISS, ele foi fundamental no lançamento de mais de 100 missões do ônibus espacial, lançando mais de 700 astronautas ao espaço, incluindo a primeira mulher indiana, Kalpana Chawla, duas vezes. Ele foi o especialista internacional da NASA e cientista principal em tecnologia de ruído e vibração induzida por lançamento de foguetes. Ele é o único engenheiro da NASA autorizado a instalar uma estrutura projetada pessoalmente para medir cargas acústicas e vibração estrutural de sistemas de almofadas. Durante seu mandato como copresidente do Painel de Revisão de Segurança Terrestre (GSRP), para todo o programa da Estação Espacial Internacional, ele lançou com segurança mais de 400 cargas úteis e experimentos científicos de US$ 5.000 a US$ 5 bilhões de dólares em cargas úteis.

 O Evento:

 

A realização bem-sucedida do evento foi fruto da colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação de Balsa Nova, a Kazdan Engenharia Aeroespacial e o Instituto Purunã.  Mais do que uma competição de foguetes, o festival representou um passo significativo em direção ao fortalecimento da comunidade, ao estímulo da curiosidade científica e à promoção de parcerias que impulsionam o potencial das gerações futuras. A Kazdan Engenharia Aeroespacial desempenhou papel crucial nesse evento memorável, reforçando a importância de investir em iniciativas que promovam o crescimento e a excelência em Balsa Nova.

Premiação de Excelência: Foguetes foram premiados em quatro categorias emocionantes - maior distância, precisão, inovação e estética. Parabéns aos jovens cientistas que impressionaram a todos com seu talento e dedicação!

Tivemos a honra de receber Dr. Ravi, embaixador da NASA, que não apenas inaugurou o festival, mas também inspirou a todos com uma palestra motivadora sobre a importância de acreditar em nossos sonhos. Suas palavras ecoaram como um foguete impulsionando nossas aspirações!

O evento foi possível graças à parceria entre a Secretaria Municipal de Balsa Nova e a Kazdan Engenharia Aeroespacial, que juntos, buscam fomentar projetos aeroespaciais na região, promover a inovação nas escolas e implementar tecnologias espaciais em nosso dia a dia.

 

 

Este festival é apenas o começo! Continuaremos a explorar fronteiras, inspirar mentes jovens e trazer o cosmos para mais perto de casa. Junte-se a nós nessa jornada emocionante!