Balsa Nova abre Edital Sobre a Lei Paulo Gustavo.

Publicado em: 18/10/2023 11:48 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Balsa Nova

Balsa Nova abre Edital Sobre a Lei Paulo Gustavo.
Secretaria de Educação Cultura e Esporte através do Departamento de Cultura abre edital de incentivo para o setor do áudio visual e demais setores da cultura.  A Lei Paulo Gustavo viabiliza o maior investimento direto no setor cultural. São R$ 3.862.000.000,00 para a execução de ações e projetos em todo o território nacional. Vale lembrar que a Lei Paulo Gustavo visa minimizar os impactos sociais e econômicos vivenciados pela pandemia do Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor cultural – sendo uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.
Em Balsa Nova, as condições para a execução da Lei Paulo Gustavo foram criadas por meio de Consultas Públicas realizadas pela Prefeitura Municipal de Balsa Nova  por meio da Diretoria de Cultura e a sociedade civil. Nos editais estão asseguradas medidas de democratização, desconcentração e descentralização do investimento cultural, com a implementação de cotas e ações afirmativas.
INSCRIÇÕES DE PROPOSTAS AUDIOVISUAIS NO EDITAL DA LEI PAULO GUSTAVO SEGUEM ATÉ 03 DE NOVEMBRO

Seguem até 18h do dia 03 de NOVEMBRO as inscrições para o Edital Especial da Lei Paulo Gustavo 1/2023, que visa fomentar ações culturais na área do audiovisual em âmbito municipal. O edital tem por objeto a seleção de propostas culturais de audiovisual para receberem apoio financeiro nas categorias produção audiovisual, apoio a salas de cinema e cinema de rua e formação na área do audiovisual.
O valor total aproximado para este edital é de R$ 136.052,77 sendo até R$ 68.000 mil para apoio a produção de obras audiovisuais de curta-metragem; até R$ 15.250,00 mil para apoio à realização de ações  para aquisição de equipamentos ou manutenção de espaço para cinema , até R$ 8 mil para apoio à realização de ação de Formação Audiovisual; e até R$ 38.000,00 para demais áreas da cultura, e um edital de operacionalização prevista em  lei.
Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas residentes em Balsa Nova , com atuação na área artístico-cultural, dentro do audiovisual. A inscrição e a participação nas propostas são gratuitas e de artistas do município.