A Lapa será cidade sede da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura.

 

Publicado em: 09/10/2023 09:42 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Balsa Nova

Whatsapp

 

A Lapa será cidade sede da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura.

No dia 18 de Outubro, no Clube Congresso da Lapa, gestores públicos de cultura, artistas, agentes e conselheiros culturais estarão dialogando e construindo politicas culturais que poderão ser levadas ao debate da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília. 

Democracia e Direito à Cultura é o tema norteador para dialogo dos mais de 200 participantes esperados.  Além dos agentes culturais lapeanos, a conferência intermunicipal terá adesão de munícipes das cidades de Porto Amazonas, Antônio Olinto, Rio Negro, Campo do Tenente, Contenda, Balsa Nova, Tijucas do Sul, Agudos do Sul e Piên. 

Pensar e implementar política cultural também é fazer cultura.

O evento celebra oportunidades para novos diálogos, novos protagonistas e lideranças para a tão sonhada emancipação e autonomia da gestão pública de cultura em municípios de pequeno e médio porte. Com inédita articulação entre municípios de macro regiões histórico cultural distintas, a 1ª Conferencia Intermunicipal criará alianças entre gestores e artistas para comungarem de troca de saberes e serviços para a operacionalização de seus sistemas municipais de cultura. 

Além de estabelecer esta rede de dialogo entre os municípios da região, ampliando o debate com a sociedade sobre o conceito de cultura como política, a conferência objetiva elaborar propostas a partir dos seis eixos que compõem o texto base da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que refletem assuntos como, Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Direito às Artes e Linguagens Digitais. Acesse  link para ler o texto ba se na integra.  https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/4a-conferencia-nacional-de-cultura-1/textos/4cnc-docorientador-v11__20230809.pdf

Se você quer participar deste momento inédito de construção das politicas publicas para a Cultura, inscreva-se através deste formulário on line: https://forms.gle/xMGifdpYouCpgXZW9